Governo expande interiorização e entrega primeira Casa da Mulher do Brasil fora da capital

As mulheres da Região Tocantina terão, em único espaço, atendimento integral e humanizado quando vítimas de violência. Nesta sexta-feira (14), em solenidade virtual, foi entregue à cidade de Imperatriz a Casa da Mulher Maranhense, primeira Casa da Mulher do País localizada em uma cidade que não é capital e mantida com recursos estaduais.

“O modelo vitorioso da Casa da Mulher Brasileira em São Luís possibilitou uma maior eficiência no atendimento às mulheres vítimas de violência. Por isso, estamos dando continuidade a esse conjunto de ações, entregando para a cidade de Imperatriz uma rede de proteção e promoção de direitos a todas as mulheres da Região Tocantina. É um ineditismo em nível nacional e tenho certeza que assim como em São Luís, a cidade de Imperatriz contará com esse novo local de proteção aos direitos das mulheres”, disse o governador Flávio Dino.

A Casa da Mulher Maranhense integra em um só lugar todos os órgãos da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres como delegacia, Patrulha Maria da Penha, Defensoria Pública, Juizado, Ministério Público, e, ainda, todo apoio psicossocial. 

Na solenidade virtual, o governador Flávio Dino anunciou a expansão das políticas de apoio às mulheres no estado, ao afirmar que acolheu a ideia da Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio do projeto de lei proposto pela deputada estadual Daniella Tema, que prevê a criação do programa social “Aluguel Maria da Penha”, benefício a ser pago às mulheres vítimas de violência doméstica no Maranhão.

“Ao lado do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, ouvindo a sociedade civil, os movimentos sociais vamos continuar avançando no conjunto de ações de defesa e proteção às mulheres. O mais importante é a celebração dessas conquistas, dos êxitos pretéritos e futuros. Mantenhamos o espirito de união e a esperança viva de que a luta por direitos e justiça social vale a pena, mesmo quando passamos por momentos difíceis no nosso país. A união, autenticamente, faz a força”, finalizou o governador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.