.

Governo Estado entrega novas casas a moradores da Alemanha, em São Luís

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), entregou casas que receberam melhorias estruturais no bairro da Alemanha, em São Luís. As intervenções fazem parte do Programa de Melhorias Habitacionais em Assentamentos Precários e visam garantir moradias dignas para as famílias que residem no entorno do projeto de urbanização PAC Rio Anil I, na área que abrange os bairros Alemanha, Fé em Deus, Camboa e Liberdade.

A seleção das famílias contempladas foi feita mediante cadastro e uma série de vistorias realizadas pelos setores Habitação e PAC Social da Secid. Os serviços consistem na construção de módulo sanitário domiciliar, revisão das instalações hidráulicas, melhoria dos revestimentos internos e da fachada das residências. Em alguns casos, pela precariedade das estruturas físicas das unidades habitacionais, há a substituição do imóvel. Ou seja, ele é demolido e reconstruído.

Nesta etapa, foram entregues quatro casas na Rua Pires Sabóia, no bairro da Alemanha. Até o final das ações, 18 casas serão entregues.

Para o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, o objetivo do programa é garantir mais dignidade aos moradores.

“Seguindo determinação do governador Flávio Dino, estamos realizando serviços para levar maior conforto e qualidade de vida para as famílias maranhenses. A região já recebeu, também, outros equipamentos à margem da Avenida Jackson Lago, que incluem uma Clínica do Idoso, um Batalhão de Polícia, uma Escola Digna, e ganharão outros nas áreas da segurança, educação e lazer. São obras que dão mais vida à comunidade”, destacou Jerry.

A dona de casa Maria Moraes revelou que a reforma do lugar onde mora é um sonho realizado. “Agora, eu tenho as paredes da minha casa rebocada, tenho um banheiro organizado, que está sendo finalizado. Estou muito feliz. Esse é meu cantinho e agora está lindo”.

PAC Rio Anil I

O Programa de Melhorias Habitacionais em Assentamentos Precários integra um conjunto de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, implantadas durante a gestão do ex-presidente Lula. 

Além da ação no bairro da Alemanha, em São Luís, a Secid está executando outras obras de reforma dos Residenciais Camboa e Jackson Lago e a urbanização da área localizada à margem da Avenida Jackson Lago, antiga IV Centenário.