.

Governo envia 250 mil testes rápidos para a detecção da Covid-19 aos municípios maranhenses

Para garantir o rastreio de casos da Covid-19, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está destinando aos municípios maranhenses 250 mil Testes Rápidos de Antígeno (TRAG). A ação faz parte da estratégia para detecção e acompanhamento clínico dos maranhenses com a chegada do período sazonal das síndromes gripais.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, reforçou a importância da atuação dos municípios para garantir o controle de casos da Covid-19 no Maranhão. “O Governo continua trabalhando ao lado dos municípios para combater e controlar os casos de Covid-19. Dessa forma, com o envio desses testes, queremos monitorar os casos e, assim, ampliar a testagem e avaliar o cenário da pandemia no estado”, destacou.

O coordenador das Regionais de Saúde do Estado, Aristeu Marques de Almeida, explicou a logística de distribuição dos testes. “Os testes são transportados nas vans refrigeradas das Unidades Regionais de Saúde. Elas vão até São Luís buscar o material e realizar a distribuição nos respectivos municípios que compõem aquela regional. Trabalhamos com uma planilha e cada município recebe um quantitativo de testes de acordo com a sua população”, detalhou Aristeu Marques.

Mais ações

O Governo do Estado está disponibilizando os serviços de testagem e ambulatório no Hospital Dr. Genésio Rêgo e na Policlínica Coroadinho. No Centro de Testagem do Hospital Dr. Genésio Rego, só na última semana, foram realizados 2.602 testes, sendo 1.721 negativos (66,14%) e 881 positivos (33,85%). Para ter acesso ao serviço basta apenas apresentar documento oficial e cartão do SUS.