Governo entrega vacinas contra febre aftosa em comunidade quilombola de Monção

A Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) de Santa Inês fez a entrega de vacinas contra febre aftosa para comunidade quilombola no município de Monção. As doses da vacina servirão para imunizar bovinos e bubalinos pertencentes à comunidade.

As vacinas foram entregues pelo gestor da Unidade Regional da AGED/MA, Rudglan Dutra, que participou de reunião com representantes sindicais e com representantes da Secretaria de Agricultura do município para tratar sobre a campanha de vacinação e a importância de todos na região imunizarem os animais e assim colaborarem para manutenção do atual status de zona livre de aftosa com vacinação. 

Durante a reunião foi discutido, ainda, o registro de novas áreas quilombolas, o combate à matança clandestina de bovinos e a construção de um abatedouro público, uma vez que o matadouro do município foi interditado pelo Ministério Público há anos.

As vacinas doadas para as áreas indígenas, quilombolas e para produtores nos municípios com baixo IDH, foram adquiridas com recursos próprios pelo Governo do Estado, para auxiliar no atendimento às áreas mais vulneráveis e assim o Maranhão conseguir alcançar os índices de imunização do rebanho preconizados pelo Ministério da Agricultura que é de 90%.

A campanha de vacinação contra febre aftosa encerra no dia 31 deste mês e bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados. Os produtores, entretanto, têm até o dia 31 de agosto para fazer a comprovação da vacina por meio eletrônico ou por agendamento no escritório da AGED onde a propriedade está cadastrada. 

Para comprovação, basta acessar o site da AGED (www.aged.ma.gov.br). O site contém a lista de documentos necessários para comprovar a imunização dos animais, além de outras informações. Os produtores também podem aproveitar o momento para comprovar as vacinações contra raiva e brucelose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.