Governo entrega sistema de abastecimento de água para famílias em Buriti

Mais 40 famílias maranhenses terão acesso à água potável em suas casas, com a entrega do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) à população da comunidade Capão, no município de Buriti. 

O SSAA é composto por um poço tubular, reservatório com capacidade de armazenamento de 15 mil litros e ligações domiciliares. Com esse novo sistema, os agricultores familiares serão beneficiados com a utilização de água para consumo próprio e produção. O sistema de abastecimento foi entregue à população na última quinta-feira (17).

Maria das Dores, moradora da comunidade, falou com alegria que não precisará mais procurar água todos os dias para realizar atividades básicas. “Antes carregávamos água na cabeça, sofríamos bastante, dependendo da boa vontade das comunidades vizinhas que cediam seus poços. Agora temos o nosso, com água saindo diretamente da torneira e a oportunidade de uma vida digna”, disse a agricultora. 

Já o seu Francisco Carvalho, também conhecido como Chico Severo, morador mais antigo da comunidade, destacou a emoção em receber o título carinhoso de cuidador do poço. “Acordo todos os dias às 5h da manhã para ligar a bomba do SSAA com a certeza de que meus companheiros terão água em abundância. Parece um sonho sendo finalmente realizado, só temos a agradecer”.

A ação do Governo do Estado, executada pelo Sistema SAF (Agerp, Iterma, SAF), contou com a presença de representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), reforçando a participação dos movimentos sociais nas ações em prol do fortalecimento da agricultura familiar.

O secretário da SAF, Júlio César Mendonça, reafirmou o compromisso do governador Flávio Dino com os homens e mulheres do campo, no intuito de garantir o mínimo de qualidade de vida às pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente em época de crise.

“Essa foi mais uma reivindicação dos movimentos sociais, atendida pelo governador Flávio Dino, com a intenção de levar água de qualidade a locais que antes eram esquecidos, garantindo esse direito mínimo ao cidadão maranhense. Estamos trabalhando para ampliar esse benefício, com outras entregas já programadas”, afirmou o secretário.