Governo entrega Revitalização de Canteiro do KM-0

O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), fez nesta sexta-feira (13), a entrega oficial da Revitalização de Canteiro do KM-0. A obra é uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Maranhão (DNIT-MA) e Prefeitura de São Luís.

A obra está localizada nas proximidades do aeroporto Marechal Cunha Machado e funciona há alguns anos como um centro de comercialização de alimentos. Entretanto, era um espaço desorganizado. 

Segundo o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Lívio Jonas Mendonça Corrêa, a forma como era feita a comercialização colocava em risco tanto quem comercializava quanto os consumidores. “O canteiro está localizado na BR-135 e não havia nenhum tipo de acostamento, o que fazia com que carros e vans parassem próximos ao meio-fio, o que poderia provocar acidentes”, afirma. Com a revitalização, a realidade agora é outra. “Existe espaço para estacionar, de forma que as pessoas passam a ter tranquilidade para consumir os produtos do local”, acrescenta Lívio. 

Ao todo, a obra englobou uma área de 2.675,77m2. O local recebeu nova pavimentação, com bloquete sextavado em 1.005,37m2 e em concreto no restante. Foram construídos meio-fio e sarjeta, rampas de acessibilidade e piso tátil, além da implantação de bancos e mesas de concreto, iluminação moderna, estacionamento para vans, pintura em toda a extensão e canteiros com áreas verdes. Também foram instaladas 20 novas barracas padronizadas, para atenderem aos comerciantes. 

Outro benefício gerado pela revitalização é que o Canteiro passa agora a ter iluminação adequada, de maneira que os comerciantes podem fazer uso do espaço nos três turnos. 
Para o secretário de Representação Parlamentar da Prefeitura de São Luís, Nonato Chocolate, a intervenção era de extrema necessidade. “Aqui é a entrada de São Luís e um local onde um grupo de pessoas desenvolve atividades econômicas. Então, essa revitalização foi muito importante, pois, agora, a população dispõe de um local organizado, limpo e seguro”, disse. 

Para a comerciante Joana de Oliveira, conhecida como Juçara, o novo espaço está mais confortável e seguro. “Tenho 20 anos de comerciante aqui nesse local, e durante muitos anos eu e meus colegas de trabalho pegamos sol, chuva e passamos por ventanias que levaram nossas barracas. Agora, estamos contentes com o novo espaço”, disse.