Governo entrega reforma de ampliação da Unidade de Pronto Atendimento do Vinhais

O Governo do Estado entregou a nova recepção e salas de medicamentos e de observação adulto e infantil da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vinhais. Os espaços foram reformados tanto em nível estrutural, como também de disposição espacial, promovendo um atendimento médico mais organizado e dinâmico. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, visitou, nesta segunda-feira (5), a área reformada. 

“Durante este ano, a equipe da UPA do Vinhais passou por muitas provações, e mesmo sob muita dificuldade, todos conseguiram dar apoio aos pacientes que chegavam na unidade com suspeita da Covid-19. Passamos do momento mais difícil para hoje podermos comemorar, pois este espaço é fruto do árduo trabalho dos profissionais desta unidade, equipe na qual confio plenamente”, disse Carlos Lula. Entre os serviços realizados durante a reforma, está a ampliação do espaço da recepção, que agora está dividida em duas partes: uma destinada ao primeiro atendimento, com registro de dados dos pacientes e triagem; e outra para espera de consultas. Com isso, a capacidade de atendimento pode chegar ao dobro em cada turno. 

Outro espaço que também recebeu melhorias foi a Sala de Medicação. O setor também foi ampliado, ganhando atendimento pediátrico e adulto, além da dispensação de remédios com monitoramento constante de uma equipe multiprofissional. 

Mas a principal mudança foi na Sala de Observação Infantil e Adulto. Anteriormente, os pacientes que por alguma intercorrência médica precisavam ficar internados na UPA tinham que dividir o mesmo espaço. Mas, agora, cada tipo de paciente conta com espaço próprio. A ala Infantil conta agora com quatro macas e poltronas e a Adulto, com 16 leitos. 

De acordo com a diretora administrativa da UPA do Vinhais, Carol Hortegal, as novas dependências são garantia do compromisso do Estado com o bem-estar de pacientes e profissionais. “Com essa reforma, vamos poder dar maior conforto às pessoas, assim como um melhor suporte aos nossos colaboradores para que eles trabalhem em um ambiente agradável e moderno”, afirmou. 

O profissional de construção predial, Rogério Oliveira, de 32 anos, foi só elogios às novas dependências da UPA. “Eu estava sentindo fortes dores na coluna, então precisei procurar atendimento para poder descobrir a causa. O local está muito bom, todos me receberam muito bem”, compartilhou. 

A Unidade de Pronto Atendimento Vinhais atende Urgência e Emergência com observação até 24 horas em Atenção Especializada. A estrutura oferece suporte ambulatorial com atendimento médico pediátrico e adulto, imobilização provisória e acolhimento com classificação de risco. 

No quesito Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), os pacientes têm acesso a Diagnóstico por Imagem, com exames de Radiologia; suporte Laboratório Clínico, Cardiologia Diagnóstica com Eletrocardiograma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.