Governo entrega motores para canoas de pesca artesanal a comunidades quilombolas

O governador Flávio Dino esteve nas comemorações dos 254 anos de emancipação política da cidade de Viana, na última quinta-feira (8), inaugurando obras e ações, e uma em destaque foi a entrega de motores para canoas de pesca artesanal em comunidades quilombolas, no âmbito do Programa Maranhão Quilombola (PMQ).

A entrega contou com a presença do secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, do vice-governador Carlos Brandão, secretários de Estado, deputados estaduais e federais, prefeitos e lideranças quilombolas das comunidades contempladas.

Ao todo, 107 motores foram distribuídos para mais de 60 comunidades quilombolas localizadas nos municípios de Pinheiro, Penalva, Presidente Vargas, São Vicente Férrer, Matinha, Turilândia, São João Batista, Cururupu, Pedro do Rosário, Santa Helena, Guimarães, Bequimão, Monção, Pindaré Mirim, Anajatuba, Cedral, Serrano do Maranhão, Presidente Juscelino, Alcântara e Viana.

“Um motor de canoa de pescador em uma comunidade quilombola, não serve apenas para a pesca. Serve para conduzir uma pessoa que adoeceu para uma localidade mais próxima, serve para a coleta do coco babaçu…É o que a gente ouve das comunidades. É uma ação muito importante”, afirmou o secretário Gerson Pinheiro.

A ação foi aprovada e comemorada pelos quilombolas, que não esconderam a sua satisfação, como frisou a senhora Rosenita Brito, da comunidade Cuba em Pinheiro: “É de suma importância, uma vez que vai beneficiar a população ribeirinha da comunidade quilombola Cuba. A gente agradece ao governador do Estado, por estar nos dando essa oportunidade de trabalho e que vai melhorar as condições de vida da nossa comunidade”, afirmou.