Governo entrega mais de 50 cadeiras de rodas nas regionais de saúde de Timon e Caxias

O Governo do Estado realizou, nesta quinta-feira (27), a entrega de 53 cadeiras de rodas nas Regionais de Saúde de Timon e de Caxias. Os equipamentos fazem parte do quantitativo de mil cadeiras que estão sendo doadas pela gestão estadual a crianças, adultos e idosos com problemas de neurodesenvolvimento ou algum tipo de deficiência motora.

“É um esforço do governo do estadual em fazer uma gestão mais inclusiva, levando acessibilidade e comodidade a quem sofre com as limitações de locomoção. Com certeza algumas delas não teriam condições de adquirir um exemplar por conta própria, então ficamos felizes em poder promover qualidade de vida”, disse o chefe do Departamento Multidisciplinar Rede SAAS/SES, Rodrigo Araújo.

Construídas em aço carbono, as cadeiras de rodas possuem estrutura dobrável em forma de ‘X’, com eixos de aço reforçado e sistema de desmontagem rápida nas rodas traseiras. Elas contam, ainda, com apoios para os braços e pés escamoteáveis e removíveis, com opção de ajuste na altura. Em razão do cenário de pandemia, a distribuição precisou atender aos critérios de distanciamento. 

Em Timon, a entrega de 26 cadeiras foi realizada pela manhã. De acordo com a gestora da Regional de Timon, Florisa Batista, o sentimento é de gratidão. “Imagina a dificuldade que uma pessoa com restrições de locomoção tem, tudo por não ter uma cadeira de rodas adequada. Então, acredito que a entrega dessas cadeiras será um grande diferencial, tanto na vida dos beneficiados, como também na de seus familiares”, pontuou.

Uma das beneficiadas pela entrega das cadeiras foi a dona Ernestina Cabral Brandão, de 80 anos. Há alguns anos ela foi vítima de um atropelamento que infelizmente resultou na amputação das duas pernas. “A minha outra cadeira já estava um pouco defeituosa e essa nova vai melhorar na minha autonomia dentro e fora de casa”, contou.

Para o filho de dona Ernestina, Ademir Cabral Brandão, o equipamento será muito útil no dia a dia. “Esse momento significa muita alegria para todos nós. Essa ajuda do governo vai ser muito útil para nós, ajudando na locomoção, suprindo as necessidades da minha mãe”, comentou.

Presente na solenidade, o secretário municipal de Saúde de Timon, Marcos Vinicius Cabral da Silva, destacou que o benefício da cadeira de rodas faz parte do direito de ir e vir de todo cidadão. “A iniciativa do Governo o Estado em atender essa demanda reprimida é de muita valia. Ficamos muito felizes em participar e também de contribuir para a autoestima e locomoção das pessoas”, afirmou.

Caxias

Na Regional de Saúde de Caxias foram entregues 27 cadeiras, que beneficiarão pessoas dos municípios de Coelho Neto, Afonso Cunha e Matões. A solenidade foi realizada à tarde no Centro Diocesano de Caxias. 

Segundo a gestora da Regional de Saúde de Caxias, Clênia Simão, a entrega testifica o direito de ir e vir. “Sabemos que a política do governador é a de permitir o direito à acessibilidade aos usuários do SUS. Com isso, queremos gerar impactos positivos, tais como a autonomia, qualidade de vida e sobretudo conforto”, disse a gestora.

Acompanhando o pai, o senhor Antônio da Silva, de 70 anos e vítima de um AVC, Givanildo Pereira, disse que tudo está sendo uma maravilha. “Vai ser uma melhoria para todos nós. Vamos poder levá-lo para qualquer lugar, porque antes a gente tinha que pedir ajuda com uma cadeira emprestada, mas agora ele tem a própria ”, afirmou.

Quem também recebeu uma cadeira de rodas novinha foi o senhor Sebastião Pereira da Silva, de 52 anos, natural de Matões. “Agora não vou mais precisar depender de alguém da família para me levar de um lado para o outro. Vai ser bom até para se locomover sozinho e ir na porta conversar com um amigo”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.