Governo entrega cadeiras de rodas em Colinas e promove vacinação de profissionais das Forças de Segurança

O Governo do Estado fez a entrega de 15 cadeiras de rodas a adultos, idosos e pessoas com deficiência motora, oriundos dos municípios de Colinas e São João dos Patos. A entrega, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi realizada nesta segunda-feira (19) no auditório do Campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

“As cadeiras de rodas propiciam a autonomia, a acessibilidade aos ambientes públicos de lazer e o processo de reabilitação. Com isso, enfatizamos o direito que todas as pessoas têm de ir e vir e estimulamos a autonomia, uma vez que esses equipamentos são mais do que cadeiras de rodas, são a extensão deles mesmos e que facilitarão as suas atividades diárias”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

As cadeiras foram adquiridas com recursos próprios da SES e solicitadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular e Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência. Com essa entrega, já são 245 cadeiras doadas. Já foram beneficiados moradores de São Luís, Paço do Lumiar, Timon, Caxias, Matões, Pinheiro, Peri Mirim, Guimarães e Bequimão. 

Évada Alves recebeu uma das cadeiras de rodas em nome da irmã, Islenilda, de 27 anos. “Não tínhamos condições de comprar uma nova, principalmente porque a antiga cadeira enferrujou. Estamos muito gratos ao governador Flávio Dino, à prefeitura de Colinas e a todos os demais envolvidos”, compartilhou.

Construídas em aço carbono, as cadeiras de rodas possuem estrutura dobrável em forma de ‘X’, com eixos de aço reforçado e sistema de desmontagem rápida nas rodas traseiras. Elas contam, ainda, com apoios para os braços e pés escamoteáveis e removíveis, com opção de ajuste na altura. 

Vacinação

Além da entrega das cadeiras de rodas, também no prédio da UEMA em Colinas, a SES promoveu a vacinação de profissionais de segurança, salvamento e forças armadas contra a Covid-19. A ação faz parte dos esforços do Governo do Estado para acelerar a vacinação dos públicos-alvo preconizados pelo Ministério da Saúde no Maranhão, ampliando a proteção da população e dos profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia.