Giro de Noticias

Governo encerra mobilizações da Semana Estadual de Vacinação em shoppings da Grande Ilha

Com stands nos shoppings Pátio Norte e Passeio, a Semana Estadual de Vacinação, iniciativa promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), encerra suas atividades neste sábado (2), das 10h às 20h, e nesse domingo (3), das 14h às 20h, com foco na imunização de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

“O convite é para a família. É importante termos o nosso calendário vacinal atualizado para podermos estar protegidos contra doenças que são preveníveis por vacina. Vacina é vida e é para todos”, disse a chefe do Departamento de Imunização da SES, Halice Figueiredo.

Na oportunidade, são disponibilizados 17 tipos de vacinas, destinadas à primeira dose ou à atualização do esquema vacinal, como Hepatite A e B, Poliomielite, Rotavírus, Difteria, Tétano, Hemophlius tipo B, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice Viral, HPV, Meningite, entre outras. 

Também são ofertadas doses da vacina Pfizer Bivalente, que garante proteção contra a cepa original que causou a primeira onda da pandemia de Covid-19 e suas variantes. Para receber a dose é necessário apresentar carteira de vacinação e documento com foto.

Beatriz Cantanhede, de 10 anos, esteve com a mãe para se vacinar no Shopping Pátio Norte e aproveitou para atualizar o esquema de imunização. “Tomei as vacinas contra o vírus HPV e Influenza. Eu achei muito interessante porque geralmente as vacinas estão disponíveis somente nos postos de saúde, então, por estar aqui no shopping, vou sair daqui com o sentimento de estar protegida”.

Já a Viviane Hernandez, de 27 anos, se vacinou e ainda disse que traria toda a família. “Hoje eu tomei a Bivalente e a Influenza. Se vacinar é um ato de cuidado com a própria saúde, primeiramente. Quando eu tive Covid, cheguei a ficar internada nove dias, e não foi mais complicado porque havia recebido as doses, o que evitou que eu ficasse mais doente e assim me recuperasse mais rápido”.

A Semana Estadual de Vacinação foi idealizada para a atualização da caderneta de imunização, alavancando os indicadores do Maranhão contra doenças evitáveis por vacina. 

O João da Silva Costa, de 12 anos, também aproveitou o ponto de aplicação de dose no shopping para se vacinar contra HPV, Influenza e Meningite: “A vacina é importante para todo mundo porque ela dá segurança a nossa saúde, e aqui no shopping é bom, por ser um lugar perto, pois tem muita gente que precisa delas”.

A mãe de João, dona Gersiane Rocha, de 45 anos, também se vacinou contra Influenza, Tétano e as Hepatites. “Achei interessante que a ação tenha sido feita em um shopping, porque a semana da gente já é muito corrida, e às vezes falta tempo. Quando eu vi o anúncio nas redes sociais, resolvi logo vir com meus filhos”.