Governo e Vale lançam diagnóstico de cadeias produtivas do Maranhão, nesta segunda-feira (6)
O Governo do Estado, por meio da Rede de Desenvolvimento Territorial (Redetema), e a Vale, com a participação da Suzano, irão apresentar o Diagnóstico e Perspectivas das Cadeias Produtivas do Maranhão, segunda-feira (6), às 14h30, no auditório do Centro Cultural do Ministério Público – Rua Oswaldo Cruz, s/n, Centro, São Luís (MA).
O diagnóstico faz parte da estratégia para o fortalecimento de arranjos produtivos da agricultura familiar, como meio de impulsionar o desenvolvimento local. Ele possui amplo levantamento e sistematização de dados de 24 municípios do Maranhão vizinhos à Estrada de Ferro Carajás. Será uma importante ferramenta para a construção de um plano de trabalho que visa desenvolver a agricultura nessas localidades e reverter o fluxo de importação de alguns produtos alimentícios no Estado. Esse momento é fruto da colaboração dos municípios envolvidos, Vale, Governo do Estado, Redetema e parceiros.
Na ocasião, além de representantes da Vale, Suzano e das secretarias e órgão do Governo do Estado envolvidas, estarão presentes os 24 prefeitos das cidades que margeiam a Estrada de Ferro Carajás no Maranhão, para o recebimento dos diagnósticos das potenciais cadeias produtivas que seus respectivos municípios possuem potencial identificados no estudo. A previsão é que no mês de janeiro de 2022 sejam iniciadas as oficinas para capacitação dos municípios e, em seguida, as ações sejam desenvolvidas em cada território.
Municípios contemplados: Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Buriticupu, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Cidelândia, Igarapé do Meio, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Miranda do Norte, Monção, Pindaré-Mirim, Santa Inês, Santa Rita, São Franc