Governo do Maranhão realiza abertura da Campanha Janeiro Branco

O Governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (7), a abertura da campanha Janeiro Branco no Shopping da Criança, no Centro de São Luís. No Maranhão, a campanha tem como subtema “É preciso olhar para si” e as ações são coordenadas pela Rede de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A programação de abertura contou com atividades recreativas e circuito psicomotor para crianças, adultos e colaboradores. 

“O período pandêmico mostrou que precisamos atentar para os cuidados com a saúde mental desde a infância, e, ainda, mostrar aos pais e trabalhadores que eles também devem ficar atentos ao seu bem-estar psicológico. Assim, a Campanha Janeiro Branco busca frisar que a saúde mental deve ser encarada de forma integral, levando em conta tanto os aspectos psicossociais como de qualidade de vida”, disse a chefe do Departamento de Saúde Mental da SES, Isabelle Rego. 

As atividades contaram com a atuação de profissionais das áreas Terapia Ocupacional, Educação Física e Psicologia e a escolha do Shopping da Criança como sede do lançamento da campanha teve uma intenção especial. “Iniciar a campanha em um espaço que remete à infância é muito importante. Com isso, apontamos para o fato de que a saúde mental deve e precisa ser trabalhada desde os primeiros anos, principalmente se queremos futuras gerações mais humanizadas, com pessoas que cuidam bem de si e dos outros”, explicou o superintendente de Atenção Primária da SES, Márcio Menezes. 

Fabiane Lima Silva levou o filho Abimael, de 6 anos, para aproveitar o dia participando das brincadeiras e jogos. “É muito importante envolver a criança, logo na primeira fase da vida em uma discussão tão relevante como esta que é a saúde mental. E também é de extrema importância que os pais acompanhem esse processo. Quem sai ganhando é a família, afinal todos nós precisamos estar bem para cuidarmos uns dos outros”, ressaltou a operadora de caixa.  

A profissional liberal Thaís Leite, de 30 anos, lembrou o quanto a família é importante. “A pandemia mostrou que se não tivéssemos uns aos outros as coisas poderiam ter sido piores. Meu marido é autônomo e para nos mantermos firmes no objetivo sempre dávamos um jeito de cultivar o nosso relacionamento como forma de bem-estar”. O filho dela, Thalyson Renan, de 9 anos, acrescentou: “Brincar é como eu mostro que estou feliz e as minhas brincadeiras preferidas são pega-pega e esconde-esconde”, contou. 

Também participaram do lançamento da Campanha Janeiro Branco a diretora geral do Hospital Nina Rodrigues (HNR), Leilane de Cássia Melo Campo; os coordenadores dos serviços de saúde mental da SES, tais como Centros de Atenção Psicossocial, Unidade de Acolhimento, Residências Terapêuticas; a coordenadora do projeto Farmácia Viva, Kallyne Bezerra; e representantes da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). 

As ações em alusão à campanha acontecem ao longo de todo o mês em unidades da rede estadual de saúde.