Governo do Maranhão lança Campanha Outubro Rosa e realiza blitz de agendamento de exames

O Governo do Estado lançou oficialmente, nesta quarta-feira (07), a Campanha Outubro Rosa, em combate ao câncer de mama. Com o tema “Prevenção salva vidas, conheça seu corpo”, a campanha de 2020 destaca que, no combate ao câncer de mama, é fundamental perceber os sinais do corpo e buscar atendimento com um profissional de saúde. 

Na oportunidade, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, visitou a Policlínica Diamante, uma das unidades que durante todo o mês de outubro irá intensificar a oferta de consultas e exames. “Nossa Campanha do Outubro Rosa está sendo um chamamento para a realização da mamografia, a contar que as mulheres a partir dos 40 anos de idade já têm a recomendação de realizar a mamografia todos os anos. O autoexame é necessário, porém, mais necessário ainda é procurar conduta médica, pois o diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento”, ressalta Carlos Lula. 

A campanha acontece, simultaneamente, em todas as unidades da rede estadual de saúde, e ampliou a oferta de consultas com mastologista e exames de mamografia. Serão cerca 1,5 mil consultas com médico mastologista e mais de 5 mil exames de mamografia nas cidades de São Luís, Imperatriz, Caxias, Chapadinha e Pinheiro. As mamografias serão agendadas sem encaminhamento médico, desde que a mulher esteja na faixa etária para rastreamento, que é de 40 a 69 anos. Somente para agendamento com mastologista é obrigatório o encaminhamento do SUS. 

Até o momento, 137 pessoas receberam diagnóstico para o câncer de mama no Maranhão, em todo o ano 2019 foram registrados 605 casos. O objetivo da campanha é incentivar a prevenção e garantir o diagnóstico precoce, que permite 90% de chance de cura se detectado na fase inicial. 

A médica mastologista, Vanessa Campos, alerta para a necessidade da realização de exames preventivos. “A mamografia deve ser realizada anualmente. A mulher não pode esperar sentir uma alteração na mama para procurar um especialista, pois quando ela percebe esse nódulo ele já tem mais de dois centímetros. O que nós incentivamos é um diagnóstico precoce, quando o tumor ainda está pequeno, pois isso aumenta as chances de cura”, diz a especialista. 

Dona Maria da Conceição, 44 anos, conta que costuma fazer os exames preventivos anualmente, desde que completou 38 anos. “Para mim é muito importante a prevenção, principalmente porque, ultimamente, andam surgindo muitos casos de câncer de mama, um deles foi descoberto recentemente na minha família” destaca a dona de casa.  

Para agendamento da consulta e/ou do exame é necessário procurar um dos canais de marcação. São eles: o Viva Cidadão (Beira Mar, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping e Golden Shopping), através do aplicativo Procon MA, no site seati.segov.ma.gov.br/policlínica ou pelo Disque Saúde (3190-9091). 

Os aparelhos de mamografia do Sistema Único de Saúde estão distribuídos em 11 regionais de saúde. Estes, estão localizados nas cidades de São Luís, Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Coelho Neto, Imperatriz, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, São Luís, Timon, Tuntum, Santa Inês e São João Patos. 

Blitz de agendamento 

Também foi realizada nesta quarta-feira (07), uma blitz na Rua Grande, centro de São Luís, cujo objetivo foi captar mulheres que estão dentro da faixa etária de rastreamento para a realização de exames de mamografia. 

O secretário adjunto da Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinícius, fala sobre a ação. “Hoje damos início às ações do Outubro Rosa, realizando blitz em várias cidades, chamando as mulheres para a realização de exames. Estamos indo atrás da paciente, pois durante a pandemia essas elas tiveram que ficar sem atendimento. Com a retomada das consultas eletivas, estamos incentivando a buscarem atendimento para realizar o tratamento precoce caso necessário”, afirma o secretário adjunto.  

A dona Josélia Maia Melo, 43 anos, estava passando pela Rua Grande e resolveu parar para fazer o agendamento da sua mamografia. Ela parabeniza a iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde. “A prevenção contra o câncer é muito importante e essa iniciativa é muito boa”, diz a cozinheira. 

Estão programadas para o dia 13 de outubro, blitz de agendamento de consultas em Imperatriz, Pinheiro e Caxias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.