Governo do Maranhão investe cerca de R$ 1 milhão em saneamento de Colinas
Distante 448 km da capital São Luís, Colinas recebeu um investimento de cerca de R$ 1 milhão de reais do Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), para melhoria e expansão do saneamento do município.
A previsão é de que as obras do novo Sistema de Abastecimento de Água de Colinas sejam concluídas em 30 dias, após os testes técnicos e operacionais.
O novo sistema inclui uma nova adutora de água tratada com 1.350m de extensão, com diâmetro variando de 200 a 250 mm, partindo da Estação de Tratamento de Água (ETA) até o Reservatório R1, localizado no centro da cidade.
Além dos dispositivos de segurança de pressão, válvulas de alívio e ventosas, o sistema de abastecimento contará com dois novos conjuntos motobombas na Estação Elevatória de Água Tratada, garantindo o bombeamento direto para o reservatório R1.
De acordo com o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Caema, Carlos Rogério, a intervenção possibilitará o aumento da água tratada ofertada à população colinense em 150.000 litros de água por hora.
Com as obras, o Governo do Maranhão avança rumo à universalização do fornecimento de água e esgoto tratados, com o entendimento de que o saneamento está entre os projetos sociais mais importantes do Executivo Estadual.
“Seguindo a orientação do governador Carlos Brandão, estamos trabalhando para elevar os índices de cobertura de tratamento de esgotamento sanitário para patamares superiores, buscando atingir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento”, disse o presidente da Caema, Marcos Aurélio Freitas.
Para isso, os investimentos estaduais estão voltados para a redução de perdas e na aquisição de equipamentos operacionais para modernização e otimização do sistema de abastecimento de água nos municípios operados pela Caema, completou o gestor.