Governo do Maranhão garante acessibilidade e inclusão no Maior São João do Mundo

O Maior São João do Mundo será também o mais acessível e inclusivo. Realizado pelo Governo do Estado, o grande evento se destaca com uma diversificada programação cultural, tendo a marca da acessibilidade e da inclusão, a partir das ações da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). A agenda junina será iniciada dia 4 de junho e vai terminar no dia 30 de julho, em diversos espaços da capital e nos municípios maranhenses.

A MOB levará aos arraiais do circuito oficial as ações do Programa Travessia, em sua modalidade lazer. Serão disponibilizados 10 veículos para transporte exclusivo (ida e volta) das pessoas com deficiência, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas, autistas, idosos, pessoas hipossuficientes e com mobilidade reduzida. O serviço já estará disponível no Arraial do Ipem, que abre oficialmente a programação junina do governo estadual, neste domingo (4).

O plano de acessibilidade inclui também rampas de acesso, banheiros químicos adaptados, área maior para cadeirantes, espaço destinado às pessoas com deficiência e baixa mobilidade, intérprete de libras, rota acessível (para que as pessoas consigam chegar ao evento sem obstáculos), ponto de apoio coberto para proteção em caso de chuva e nas barracas, mesa reservada a este público.

“O governador Carlos Brandão nos deu a tarefa de proporcionar acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, para que possam aproveitar a agenda junina com todo o conforto e segurança. O Maior São João do Mundo trará a marca da alegria, da acessibilidade e da inclusão. É uma questão de respeito e de garantirmos o direito e a dignidade, proporcionando o ir e o vir a todos que forem prestigiar os arraiais. Com isso, o governo reforça o compromisso e a missão em trabalhar para todos os maranhenses”, pontuou o presidente da MOB, Adriano Sarney.

Festejo

O Maior São João do Mundo vai reunir 1.266 artistas, que se apresentarão em quase 60 dias de festa nos 12 arraiais montados em São Luís, e mais quatro regionais nas cidades de Barreirinhas, Pinheiro, Timon e Imperatriz; outros municípios terão festejos apoiados pelo governo. O esquema de segurança contará com 500 policiais militares, 60 viaturas, 60 motos, além de policiais a pé, e atuação dos comandos especiais da corporação.