Governo do Maranhão firma parceria com a Plataforma Co.liga e lança edição 2023 do Programa Cartão Transporte Universitário

A Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv) realizará, na quarta-feira (25), a assinatura do termo de parceria entre o governo do Maranhão, a Fundação Roberto Marinho e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) com a Plataforma Co.liga, também assinará a autorização para lançamento do Edital 2023.1 do Programa Cartão Transporte Universitário, no Auditório do Palácio Henrique de La Rocque.

A Co.liga é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho (FRM) juntamente com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Criada em 2021 a escola digital se estabeleceu a partir de três pilares: educação, trabalho e comunidades. Ela reconhece o potencial e a transformação que os jovens estão fazendo em seus territórios e se pauta pela premissa de que qualificar a juventude para a Economia Criativa é uma ação política de emancipação social e um passo importante para a superação das desigualdades no país, por meio da formação dos jovens para o empreendedorismo e para o exercício de ocupações nas áreas da cultura, das artes, das novas mídias, das tecnologias da informação e das criações funcionais.

Atualmente, a Plataforma tem 22 mil inscritos, que abrange o Brasil e mais sete países. Atualmente, no Maranhão, existem mais de mil inscritos na plataforma, sendo o estado que mais alcançou a juventude no país, existem jovens de 128 municípios maranhenses.

Cartão Transporte Universitário

Em conjunto com a assinatura do termo de parceria da Plataforma Co.liga, o governador Carlos Brandão também assinará o termo de autorização para lançamento do Programa Cartão Transporte Universitário Edital 2023.1, que prevê beneficiar 3.020 jovens. 

Instituído pela Lei nº 10.691, de 26 de setembro de 2017, o programa já beneficiou mais de 6 mil estudantes maranhenses do Ensino Superior, das instituições públicas e privadas, que necessitam deslocar-se de sua residência até o local de ensino. Em sua 7° edição, o programa lançará 3.020 bolsas para a juventude maranhense, sendo ela dividida 1.200 bolsas para estudantes universitários e 1.820 bolsas para alunos das Unidades Plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Centros de Referência de Juventude

A Seejuv abrirá espaço para assinatura do decreto que ampliará o número de IEMAs participantes dentro do edital 2023.1 do Programa Cartão Transporte Universitário, aproveitando o ensejo, entregará para os Centros de Referência de Juventude (CRJs) novos computadores para compor o laboratório de informática e mobiliário para equipar o espaço.

Existem hoje dois Centros de Referência de Juventude atuantes para com a juventude, um na cidade de Caxias e outro no Médio Mearim, no município de Pedreiras. O público atendido pelos centros são adolescentes e jovens com idades entre 15 e 29 anos, de acordo com o Estatuto da Juventude.

O CRJ é um espaço acessível, aberto e democrático que possibilita aos adolescentes-jovens participarem de atividades tecnológicas e profissionalizantes, e ainda desenvolver e participar de ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política; promover a integração à comunidade e à sociedade; desenvolver ações que oportunizam o protagonismo juvenil; preparar o jovem para atuar como agente de transformação e desenvolvedor de sua comunidade.

O presente evento será aberto ao público e terá a presença do governador Carlos Brandão; da secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; do diretor da OEI no Brasil, Raphael Callou; do secretário geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria; e de gestores municipais de Juventude; além de autoridades e movimentos sociais.