Governo do Maranhão entrega obra histórica de restauro da Igreja de Santo Antônio
Uma cerimônia religiosa cheia de simbolismo, fé e gratidão marcou a entrega da obra de restauro da Igreja de Santo Antônio e da Capela Bom Jesus dos Navegantes, no Centro Histórico de São Luís, realizada pelo Governo do Maranhão, em cooperação técnica com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A missa solene foi celebrada pelo arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pastana. O governador Carlos Brandão foi representado por sua mãe, dona Heloisa, e pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.
“Agradecemos ao Iphan pela parceria na realização dessa obra secular, preservando o patrimônio histórico e garantindo mais segurança e conforto aos fiéis e visitantes. Estamos muito felizes em entregar esse presente maravilhoso a todos os devotos de Santo Antônio, aos católicos em geral e a todos que admiram a beleza arquitetônica dos nossos templos religiosos”, declarou Orleans Brandão, ao final da celebração.
Dom Gilberto Pastana expressou gratidão ao governo estadual e ao Iphan pela obra de restauração que, segundo ele, é mais do que cultural, é religiosa e significativa para gerações que por ali passaram¸ vivendo emoções e vivenciando a fé. Ele destacou que é importante a sensibilidade do governo, das autoridades, em preservar a cultura e a história.
“Essa igreja não é só de pedra, é de emoção, de amor, de história de vidas. Acolhemos com muito carinho essa restauração e este templo volta a funcionar, prestando serviços religiosos, de atendimento, e sobretudo de busca pelo sentido da vida. Nosso sentimento é de gratidão”, declarou o arcebispo de São Luís.
Histórico
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), realizou as obras de restauração e reforma da Igreja de Santo Antônio e as capelas de Bom Jesus dos Navegantes e Bom Jesus da Coluna.
A obra foi realizada através de acordo de cooperação técnica firmado em junho de 2023 entre o Iphan e a Sinfra. O projeto de engenharia e arquitetura foi disponibilizado pelo Iphan. A intervenção incluiu a recuperação de bens imóveis e móveis (altares, retábulos, imagens), estabilização estrutural, além de melhorias modernas como instalações elétricas sistema de combate a incêndio e circuito de videomonitoramento. Foi ainda montado um atelier de restauro dentro da Igreja de Santo Antônio.
Contexto histórico
A Igreja de Santo Antônio, parte do conjunto franciscano do Maranhão, teve origem em 1624 com frei Cristóvão de Lisboa e foi inaugurada em 1625 como Capela de Santa Margarida, onde o padre Antônio Vieira pregou em 1654 o célebre Sermão de Santo Antônio aos Peixes. Ao longo dos séculos, o conjunto evoluiu no estilo capucho e, em 1838, o convento transformou-se em seminário diocesano.
A igreja atual, em estilo eclético (neogótico), foi projetada por frei Vicente de Jesus e inaugurada em 1867, com a imagem de Santo Antônio vinda de Lisboa em 1889. O altar-mor é neoclássico, os laterais neogóticos, o da Capela Bom Jesus dos Navegantes é barroco joanino/tardio e o da Capela Bom Jesus da Coluna é neoclássico.
Além de sua riqueza arquitetônica e histórica, a igreja é símbolo de fé, acolhimento e formação religiosa, tendo recebido figuras importantes como o papa João Paulo II em 1991, e continua a ser espaço de devoção, celebração matrimonial e formação de sacerdotes.
