Governo do Maranhão entrega escola de tempo integral em Passagem Franca

“Meses atrás a Cemarp era uma escola difícil e complicada de se estudar, pois não tinha uma estrutura adequada para todos os alunos. Hoje, a Cemarp é uma escola totalmente diferente do que era antes. Tem tudo de melhor para seu aluno com ensino de qualidade, armários para todos os estudantes, ambientes climatizados com ar condicionado em todas as salas e o melhor, ainda temos quadras poliesportiva e de areia para nós estudantes praticarmos nossos esportes”, revela Djalma Oliveira, estudante do Centro Educa Mais Antônio Reinaldo Porto (Cemarp), escola de tempo integral que o Governo do Maranhão devolveu à comunidade do município de Passagem Franca, nesta sexta-feira (21), totalmente reformada. 

Fundado em 2010, o Centro de Ensino apresentava condições insalubres para a prática educativa da comunidade escolar e precisou ser completamente adaptado para receber a mudança de modalidade, tornando-se, desde 2018, escola de tempo integral.

Hoje, a realidade do novo Cemarp é outra. Conta com 11 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática e Ciências, pátio, sala de professores e diretoria, cantina, banheiros adaptados, armários individuais para estudantes, quadra poliesportiva e de areia (realizada em parceria com a Prefeitura), além de ampla e arborizada área externa.  

“Eu tenho orgulho de ser estudante dessa escola e o recado que eu deixo para os estudantes que ainda passarão por aqui é que vão encontrar um ambiente agradável, harmonioso e, principalmente, vão encontrar professores e gestores competentes e que acreditam em nosso potencial”, complementa Djalma Oliveira. 

O sentimento de gratidão é também compartilhado pela gestora geral do Cemarp, Edilene Noleto Alves, que conta que foram anos de muita luta até a chegada da tão sonhada reforma.

“Quero expressar minha gratidão nesse momento. Em primeiro lugar, a Deus e, em segundo, ao nosso governador Flávio Dino, ao nosso secretário Felipe Camarão [secretário de Estado de Educação], à nossa URE e nosso prefeito. Gratidão essa que a gente expressa em alegria por neste momento estar recebendo a reforma da nossa escola. É momento de muita felicidade de estar recebendo a nossa escola totalmente reformada e linda de se ver. Uma verdadeira escola digna, que tanto sonhamos!”, disse a gestora.

A gestora geral afirmou que as dificuldades estruturais eram tantas que, ao longo do tempo, muitas adaptações tiveram que ser realizadas, inclusive no modelo pedagógico da escola. Mas, agora, a reforma possibilitará vida nova aos professores, funcionários técnico-administrativos e os mais de 400 estudantes de tempo integral.

“Passagem Franca merece e nós merecemos, estamos agradecendo, pois em meio a tantas dificuldades, nós vencemos. Vencemos muitos obstáculos. Ainda é um momento difícil, porém vai passar e nós vamos poder usufruir muito bem da nossa reforma, vamos ver muitas pessoas saírem daqui felizes e alcançarem os seus projetos de vida, porque estamos formando alunos com as competências do século XXI. Nossos sinceros agradecimentos por isso”, reafirmou Edilene Alves.

A reforma recebeu investimentos na ordem de mais de R$ 1 milhão e meio, recurso que possibilitou serviços de pintura geral; climatização; instalações elétricas, sanitárias, de dados, de combate a incêndio; revestimento, cobertura e forro, pavimentação, limpeza geral, entre outros.

A coordenadora de Área de Ciências Humanas e professora de História do Cemarp, Jeane Coutinho Brito, relembra que a escola foi construída há 10 anos e, na época, atendia as necessidades da comunidade. Mas, com a mudança de modalidade – passando de regular à integral – a mudança estrutural foi imprescindível e prontamente atendida pelo secretário Felipe Camarão quando de sua visita ao então Centro de Ensino.

“No primeiro ano de implantação foi difícil, passamos por alguns perrengues, muitas necessidades para professores e alunos. No segundo ano, também, ainda muitas dificuldades. Mas, agora, no terceiro ano conclui-se esta reforma. E é com muita alegria que a gente recebe essa escola reformada, com todas as adaptações feitas, laboratórios, biblioteca. Então a gente só tem a agradecer ao governador Flávio Dino, ao secretário Felipe Camarão por todo esse esforço”, disse a coordenadora. 

“Hoje, a gente sabe que, quando tudo isso passar, nós vamos estar com nossa escola linda, maravilhosa, funcionando a todo vapor e os nossos alunos alegres, participando das atividades pedagógicas com mais entusiasmo, pois, em uma escola assim, vai ser mais fácil ensinar e aprender. Só temos a agradecer a todos que contribuíram com essa reforma”, complementa Jeane Brito.

Representando o Governo do Maranhão durante a entrega da reforma do Centro Educa Mais Antônio Reinaldo Porto em Passagem Franca, a gestora da Unidade Regional de São João dos Patos, Geralda Costa, comentou que essa ação demonstra a responsabilidade que, tanto o governador Flávio Dino, quanto o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, tem para com a educação dos municípios maranhenses.

“Esta é a nova casa da comunidade escolar passagense, um ambiente educativo e digno para servir nossos estudantes e quadro de funcionários. Entre várias escolas que já foram inauguradas pelo Governo do Estado, todas são importantes; todavia, esta entregue hoje em Passagem Franca, definitivamente ficará na história do município, pois cada membro da comunidade está tendo a oportunidade de receber uma escola totalmente reformada e ampliada para atender, com maestria, essa nova modalidade de ensino, o Ensino Médio em Tempo Integral que, nos últimos anos, está rendendo bons frutos para o IDEB da rede de ensino do Maranhão”, afirmou Geralda Costa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.