Governo do Maranhão encerra o Mês Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher com ação da Carreta da Mulher no bairro da Liberdade

O Mês Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher, celebrado em maio, é extremamente representativo para as mulheres. A iniciativa foi criada com o objetivo de conscientizar o público feminino e a sociedade em geral sobre os diversos problemas de saúde enfrentados pelas mulheres.

No Brasil, segundo o último censo do IBGE, as mulheres representam 51% da população, sendo a maioria no país. Entretanto, a igualdade de gênero e a luta pela garantia dos seus direitos ainda estão bem distantes do ideal na sociedade brasileira, o que se agravou ainda mais diante do cenário de pandemia causada pela Covid-19.

Preocupados com este contexto, a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) vêm realizando, por todo o mês, ações de saúde preventiva nos bairros da Região Metropolitana, registrando ao todo mais de 6.000 atendimentos.

Durante o período, as unidades móveis realizaram exames de Papanicolau, também conhecido como preventivo, e exames de mamografia, além de testes rápidos, aferição de pressão, exames de glicemia e palestras educativas, abordando a temática de enfrentamento à violência.

Por fim, encerrando as ações alusivas ao Mês Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher, a Carreta da Mulher levará os seus serviços à comunidade da Liberdade. A ação marcará também o aniversário de 103 anos do bairro que é o maior quilombo urbano das Américas.

A Carreta da Mulher é um dispositivo que promove ações de conscientização ao público feminino facilitando o acesso aos serviços de saúde básica. O intuito é rastrear mulheres de 25 a 69 anos e prevenir doenças com a realização desses serviços.

Aliado às estratégias de prevenção, o diagnóstico precoce fornece ao paciente uma chance maior de cura e aumento de sobrevida, uma vez que possibilita a intervenção antes do desenvolvimento do câncer propriamente dito ou em suas fases iniciais, quando o tratamento é, na maioria dos casos, mais efetivo.

Atendimentos

Os atendimentos serão realizados das 8h às 16h, por ordem de chegada com distribuição de senhas, apresentação da carteira de identidade, comprovante de residência e o Cartão do SUS.

Para ser beneficiada com atendimento de mamografia, a mulher tem que ter idade entre 40 e 69 anos. Em caso de pacientes fora dessa faixa etária, devem pedir solicitação médica, que será avaliada previamente pela equipe.