Governo do Maranhão concede mais 13 mil promoções para segurança pública em sete anos

Um total de 13.254 promoções foram concedidas a efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), entre os anos de 2015 e 2021, pelo Governo do Estado. Ato de reconhecimento e valorização das polícias do Maranhão, que reflete no trabalho prestado à sociedade. Se consolida também como forte marca da gestão do governador Flávio Dino, que, ao longo de sete anos de administração do estado, sempre mostrou compromisso com a melhorias das condições de trabalho deste segmento.

“O reconhecimento ao policial maranhense se traduz na garantia do equipamento e remuneração adequados à função e, também, na concessão de direitos adquiridos, a exemplo das promoções. Esse conjunto de benefícios se consolida como marca do governador Flávio Dino, que vem sendo concretizado desde o início da gestão. As polícias são o núcleo da Segurança Pública, profissionais de valor, comprometidos com a ordem e que estão, dia após dia, cumprindo a missão de proteger a sociedade. Por isso, merecem ser destacados”, pontuou o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), Leonardo Diniz.

No mais alto posto da corporação militar, a patente de coronel, somam 90 promoções concedidas no período a bombeiros e PMs. Na patente de sargento (1º, 2º e 3º) foram 7.314 concessões de promoção. Logo no primeiro ano da gestão, em 2015, o governador Flávio Dino avaliou as promoções que eram cabíveis e consertou erro histórico que havia tirado este direito de milhares de militares. Somaram 3.548 concessões – a maior da história do Maranhão. Foram contempladas todas as patentes – coronel, tenente-coronel, major, capitão, tenente (1º e 2º), aspirante a oficial, subtenente, sargento (1º, 2º e 3º) e cabo.

O comandante geral de Polícia Militar do Maranhão, coronel Pedro Ribeiro, pontuou que estas iniciativas são de grande importância e demonstram o compromisso da gestão com o efetivo policial e com a segurança pública. “É um reconhecimento devido. São direitos garantidos e que o governador Flávio Dino concretizou. Nossos policiais são aguerridos, estão sempre a postos e esperam por este reconhecimento. Para nós, é uma satisfação a cada novo policial que ascende e que vai contribuir, ainda mais, com as ações da segurança. É uma forma de valorizar e estimular este servidor”, ressaltou.

“Os militares do Corpo de Bombeiros Militar, assim como os demais militares da Polícia Militar, órgãos que compõem a Segurança Pública do Maranhão, sempre trabalham com muito compromisso, com atenção e com o sentimento de que a segurança da população é o mais importante. São policiais extremamente empenhados e que, com certeza, merecem todo o reconhecimento por parte do Governo do Estado. Nós vemos essas ações da gestão com muita satisfação, pois, cada um desses servidores que é valorizado com a ascensão funcional, melhor desempenhará sua missão”, frisou o comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo.

As promoções beneficiaram praças de todas as unidades operacionais e administrativas do estado. Os policiais subiram às graduações de major, primeiro e segundo tenente, capitão, tenente, tenente-coronel e coronel. Há casos de policiais militares que estavam esperando mais de 20 anos para serem reconhecidos e conquistar outra patente na carreira.

As promoções contemplaram efetivo que atua na atividade fim da Polícia Militar, no patrulhamento ostensivo; e outra parte, os que desenvolvem sua função no setor de ‘especialista’ de armamento, músico e moto mecanização. Para as promoções são observados alguns critérios, entre estes, antiguidade, tempo de serviço e merecimento.

Aumento do efetivo

O número de policiais no Maranhão também cresceu com incrementado no efetivo, durante a gestão do governador Flávio Dino. Foram incorporados ao quadro 5.449 novos policiais na corporação. Foi ampliado o efetivo dos grupamentos das polícias Militar (4.216), Bombeiro (360), Civil (332) e perícia oficial (90). Atualmente, o Maranhão conta com mais de 15,5 mil policiais. 

O incremento faz parte do plano de reestruturação das polícias, que vem sendo executado na Segurança Pública pelo Governo do Estado e contempla, além do aumento do efetivo, a equipagem do policiamento com novos materiais e ações de valorização do policial maranhense. Somado a estas medidas, o governador também realizou concurso público para a categoria no período.