Governo do Estado vistoria obras do Centro Caixeiral na Praia Grande

Comitiva do Governo do Estado realizou vistoria nas obras de reforma do Centro Caixeiral, na Praia Grande, nesta terça-feira (7). O prédio está sendo revitalizado e vai abrigar cursos de graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A obra é coordenada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov).

Estão em andamento serviços de pintura e instalação de esquadrias na fachada, instalações elétricas e hidráulicas, estabilização de parede para construção de escada, sistema de combate a incêndio e instalação de esquadrias internas. No decorrer das obras, serão executados ainda a subestação, plataforma elevatória, instalação de ar-condicionado, reposição de ladrilho hidráulico e recuperação de parede de taipa.

“É uma reforma importantíssima, que vai abrigar o curso de Direito da nossa UEMA. Uma graduação que tem se destacado pelo corpo de professores e será mais um ambiente adequado e estruturado que o Governo do Estado entrega para a sociedade. Um Governo bem articulado, coordenado, funcionando e entregando obras importantes para a sociedade”, pontuou o governador em exercício, Paulo Velten.

O reitor da UEMA, Walter Canelas, destacou a importância da obra tanto para os acadêmicos quanto para a preservação do patrimônio. “Muito nos honra esse trabalho parceiro, essa doação do governo estadual, ocupar um prédio histórico e traremos para cá nosso curso de Direito. Agradecemos ao governo pela doação e condução das obras”, comentou. 

Após conclusão da reforma, serão cerca de 600 alunos, nas duas graduações, ocupando o novo prédio.

O secretário de Estado de Governo (Segov), Diego Galdino, destacou “ser uma ação de grande significado do Governo do Estado, mais uma meta cumprida da gestão estadual e que será um importante equipamento de educação para o Maranhão”.

A secretária de Estado da Educação (Seduc), Luzinete Pereira, reafirmou que a educação segue avançando e a UEMA cumpre seu papel em fazer a expansão da educação básica para o ensino superior. “O prédio abrigará importantes cursos da instituição. Estamos sempre irmanados, governo e universidade, para fazer com que nossos alunos sigam na continuidade de sua formação para o ensino superior”, avaliou.

A previsão é que as obras sejam concluídas em 30 dias e o prédio será entregue à UEMA para equipagem e montagem das estruturas de educação.

Sobre o Centro Caixeiral

O Centro Caixeiral abrigava a Escola Técnica de Comércio. Chegou a ser recolhimento de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios e asilo de moças como Educandário Carmelita de São Luís. Pertenceu ao maçom Salomão Souza que, em vida, doou para Loja Maçônica Renascença Maranhense. Funcionou, também, como um centro de ensino técnico.