Governo do Estado tem seis instituições de saúde com o selo de qualidade “Iniciativa Hospital Amigo da Criança”

Seis unidades de saúde qualificadas na promoção, proteção e apoio a amamentação nas maternidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) conquistaram, até o momento, o título Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), concedido pelo Ministério da Saúde. 

A SES iniciou o ano com o reconhecimento da Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI) e a ala materna do Hospital Regional de Balsas (HRB) habilitadas, em fevereiro, como IHAC. Em 2022, outros quatro equipamentos receberam o selo: a Maternidade de Paço do Lumiar, a Maternidade Benedito Leite, a Maternidade Nossa Senhora da Penha e a Maternidade de Alta Complexidade do Estado do Maranhão (MACMA). 

“A certificação vai possibilitar aos usuários das unidades hospitalares atendimentos cada vez mais qualificados, para que haja, também, critérios e protocolos mais humanizados em todas as etapas da gestação, parto e nascimento do bebê”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.  

O Hospital Amigo da Criança fortalece a prática de aleitamento materno, reduzindo os riscos de intervenções desnecessárias e a redução da mortalidade infantil. Além disso, o hospital que possui o selo IHAC recebe um incentivo financeiro do MS, cerca de 25% a mais por procedimento. Com a certificação, a unidade passa por avaliações anuais para acompanhamento e verificação dos serviços. 

De acordo com a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Nelma Silva, a estratégia visa ampliar o acesso de qualidade ao binômio mãe-bebê. “Para conquistar o selo, nós enfatizamos a importância de ter profissionais capacitados através da mudança nos processos de trabalho, favorecendo uma assistência qualificada e humanizada ao parto, nascimento e amamentação”. 

No Maranhão, outras duas maternidades também foram certificadas, sendo o Hospital Universitário Materno Infantil (HU-UFMA), de gestão federal, e o Hospital São Camilo, localizado em Balsas, que é de administração privada.

Selo

O Selo IHAC é conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para conquistar o selo de referência em qualidade e humanização do atendimento, a unidade deve cumprir alguns critérios, entre os quais ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde e capacitar a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar essa política.

Deve, também, garantir a permanência da mãe e do pai junto ao recém-nascido 24 horas por dia e livre acesso a ambos ou, na falta deles, ao responsável legal, devendo o estabelecimento de saúde ter normas e rotinas escritas a respeito, que sejam rotineiramente transmitidas a toda equipe de cuidados de saúde, entre outros critérios.