Governo do Estado revitaliza Centro Social para servidores e aposentados

O Governo do Maranhão inaugura, nesta sexta-feira (28), a obra de revitalização dos espaços do Centro Social dos Servidores. O objetivo é dar mais conforto e qualidade às atividades desenvolvidas no local, além de ampliar o leque de opções de esporte, lazer e cultura disponíveis para o funcionalismo público estadual. A iniciativa também valoriza o patrimônio dos aposentados estaduais, já que o espaço sedia as atividades do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) e é parte do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (FEPA).

Com a reforma, o espaço ganhou três quadras de esportes ao ar livre, que poderão ser utilizadas para esportes como beach tênis, vôlei de praia e futevôlei. O teto do ginásio e o campo de futebol também foram recuperados. As obras prosseguem agora na área da piscina, com a substituição do alambrado, recuperação do piso, e a reforma dos vestiários, entre outros serviços.

Também será inaugurada a reforma dos chalés que integram o complexo e que podem ser alugados por temporada pelos servidores. As casas passaram por reparos na rede elétrica e hidráulica, além do conserto das calçadas e pintura geral. O governo do estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) também está adquirindo novos fogões e firmando parcerias para a aquisição de geladeiras, visando dar mais conforto aos servidores ao longo da sua estadia nos chalés.

“Todo o nosso trabalho segue as determinações do governador Carlos Brandão, no sentido de valorizar e reconhecer o esforço dos servidores estaduais, que atuam na ponta e são os responsáveis pela concretização das políticas públicas da gestão. Da mesma forma, atuamos para reconhecer o esforço de quem já se dedicou muito pelo Maranhão, buscando ampliar os serviços que oferecemos aos aposentados”, destaca o presidente do Iprev, Guilberth Garcês.

Aposentados

As melhorias também beneficiam o Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), conjunto de atividades desenvolvidas pelo governo do estado com o objetivo de proporcionar atividades físicas, culturais, de lazer e socialização aos servidores aposentados. Com a reforma, as atividades do programa voltarão a ser desenvolvidas em dois prédios: um voltado para as atividades físicas e culturais e outro dedicado aos atendimentos médicos e à administração do programa.

O PAI vai passar a contar com três consultórios médicos, sala dos professores, espaço da memória e salas multiuso para atendimento, além de espaços administrativos. As salas que já são utilizadas pelo grupo também serão revitalizadas.

Para ampliar o leque de atendimentos oferecidos aos aposentados, o Iprev firmou parceria com a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), que levará para o Centro Social as ações do “Espaço Bem-Estar”, voltado para a saúde dos servidores.

“A parceria com o IPREV é a consolidação de uma das prerrogativas do governo de Carlos Brandão: órgãos, secretarias e entidades do governo alinhadas em um só objetivo, prestar um serviço de excelência para a população. No nosso caso, para os servidores públicos estaduais. Pensando nisso, expandimos o nosso projeto Bem-Estar aos servidores aposentados através do Bem-Estar Melhor Idade, a fim de promover saúde e qualidade de vida a todos que contribuíram e contribuem na execução e realização das ações do Governo. Estamos felizes diante de mais uma entrega importante como essa”, comemorou o secretário Pedro Chagas.

Com o trabalho conjunto, o PAI vai contar com atendimentos médicos e de enfermagem. “Estamos muito felizes de poder oferecer mais atendimentos e melhorar ainda mais a qualidade do trabalho oferecido para os nossos idosos”, afirmou a coordenadora do PAI, Arlete Pontes.

Parcerias

Na ocasião, o Governo do Estado também vai renovar a parceria com a Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti), projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com o objetivo de garantir qualidade de vida, saúde e bem estar à população a partir de 50 anos. Nesta nova etapa da parceria, a Uniti destinará 20% das vagas da próxima turma aos servidores aposentados do Estado, bem como disponibilizará professores integrantes do projeto para palestras, visitas e momentos de orientação com os aposentados participantes do PAI.

A manhã marca, ainda, o lançamento oficial da Olimpíada do Servidor. Na ocasião, o governador Carlos Brandão vai assinar o edital da competição e declarar oficialmente lançado o evento, que tem o objetivo de integrar o funcionalismo público estadual a partir de ações esportivas. A competição será realizada no mês de novembro, aproveitando as instalações revitalizadas do Centro Social dos Servidores.

Saiba mais

O Centro Social dos Servidores do Estado do Maranhão foi criado em 1997. O local possui um ginásio poliesportivo, campo de futebol, churrasqueiras, anfiteatro, bosque, três piscinas (adulto, juvenil e infantil), além de vinte e sete chalés disponíveis para locação via sorteio.

Aos finais de semana, o Centro Social dos Servidores funciona como espaço de lazer e integração social para os servidores públicos estaduais. Durante a semana, o espaço abriga as atividades do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), que oferece atividades físicas, artísticas, culturais e de lazer para os aposentados do Estado.

Sazonalmente, o espaço também é sedia eventos como feiras culturais, congressos e shows. Durante as festividades de São João, o espaço é ainda a sede do Arraial do Ipem, um dos mais movimentados e tradicionais da capital maranhense.