Governo do Estado promove Encontro de Coordenadores de Saúde Bucal do Maranhão 2020

Teve início, na segunda-feira (30), o Encontro de Coordenadores de Saúde Bucal do Maranhão 2020. Com o tema “Saúde Bucal Coletiva: o entendimento do fluxo da rede de saúde bucal e o papel de cada profissional”, o encontro, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), está acontecendo online até quinta-feira (03).

A abertura oficial contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, que destacou a experiência exitosa do Sorrir. “O Sorrir representa um marco, que mostra que, mesmo em um cenário que pode não ser muito favorável, podemos prestar um serviço de qualidade para os usuários do SUS.  São Mais de 100 mil atendimentos ao longo dos últimos dois anos”, ressaltou o secretário. Sorrir é a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão, inaugurada em fevereiro de 2018, por meio do qual o Governo do Estado oferece serviços odontológicos gratuitos para a população.

Carlos Lula enfatizou, ainda, o desafio de trabalhar a saúde bucal de acordo com a necessidade real de cada região do estado. “Os modelos de atenção em saúde não devem ser os mesmos para todas as localidades, pois cada região tem uma necessidade e realidade diferente”, disse o secretário Carlos Lula. 

Na ocasião, foi anunciada pelo secretário Carlos Lula, a expansão do Sorrir com a abertura de uma unidade em Presidente Dutra e a participação de especialistas em áreas da odontologia em 2021, através de EAD, para fortalecer o conhecimento aos profissionais que se encontram nas mais diversas regiões do estado.  

Encontro

O evento este ano é voltado para todos os profissionais da saúde bucal e estudantes da área. Além disso, com o objetivo de aproximar o meio acadêmico da Odontologia Pública, também foram ofertadas vagas para os discentes e docentes das faculdades.  

A coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde Bucal (DASB), Glenda Léda, apontou a importância da participação de alunos e docentes da área da saúde bucal no encontro. “O evento está oferecendo uma oportunidade ímpar ao possibilitar a participação não só dos coordenadores de Saúde Bucal, como também os discentes e docentes dos cursos de Odontologia e demais cirurgiões dentistas que atuam em todo o Maranhão. Estaremos abordando, durante esses quatros dias, temas relevantes que contribuirão imensamente para o alinhamento/conhecimento das políticas públicas relacionadas à Saúde Bucal no Estado”, pontuou a coordenadora o DASB, Glenda Léda. 

No primeiro dia de evento, o diretor técnico do Sorrir, Fabrício Saraiva, falou sobre o “Fluxo de atendimento em saúde bucal no Estado, desafios e eixos” e explicou como chegou a marca exitosa de 100% dos atendimentos realizados por hora marcada na unidade. 

“O Sorrir garantiu 87% de aprovação popular por trabalhar com uma filosofia muito importante: atendimento por hora marcada, sem filas, sem venda de senhas, sem um excesso de fluxo de pessoas. Hoje a unidade funciona com 100% do atendimento com hora marcada. Levando nosso trabalho com muita responsabilidade e muito compromisso para que possamos entregar cada vez mais um tratamento de qualidade para as pessoas que necessitam de tratamento odontológico no Maranhão, mesmo durante a pandemia da Covid-19”, ressaltou Fabrício Saraiva. 

Dando continuidade ao encontro, nesta terça-feira (1º), será a vez do facilitador do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) para a Planificação da Atenção à Saúde, Wagner Fulgêncio Elias, tratar sobre a “Organização da Rede de Saúde bucal”. 

Na quarta-feira (02), coordenadora de Planificação da SES, Ana Carolina Fernandes, falará sobre o “Planejamento e Organização da APS: estratégia necessária para a qualificação do cuidado”. Na quinta-feira (3), a professora acadêmica Daniela Malagoni, irá abordar o tema “Pré-natal odontológico: cuidando da mãe e do bebê”.