Governo do Estado promove ação educativa para moradores de residencial José Chagas
Contemplados com os imóveis do Residencial José Chagas, no bairro São Francisco, participam de projeto para mobilizar, orientar e informar sobre o novo local de moradia. A iniciativa é do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e integra o Plano Técnico de Trabalho Social do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Ponta do São Francisco. As atividades alcançam 256 famílias e serão realizadas em novembro.
O objetivo do Trabalho Técnico Social é estreitar o relacionamento entre a gestão e moradores, proporcionando informação e orientação sobre a nova morada e a vida em comunidade. O plano vai realizar ações mobilizadoras, de organização comunitária, educação sanitária e ambiental , além de atividades para geração de trabalho e renda. São alvo comunidades da Vila Jumento, Portelinha e Ilhinha, que foram contempladas com apartamentos no residencial.
“O foco é a preparação destas famílias para a transferência ao novo local de moradia, propiciando a eles melhores condições de vida e para melhor usufruírem deste benefício. A participação da comunidade em todos os momentos deste projeto será estimulada por meio de um processo educativo, que os leve a refletir sobre a realidade em que vivem. O trabalho propõe ainda uma integração social entre os moradores e despertar para que desenvolvam a autogestão individual e comunitária” , esclarece o titular da Secid, Raimundo Reis.
As famílias vão participar de reuniões, oficinas, trocas de experiências, atividades diversas e cursos de capacitação profissional. O plano prevê ainda formação de Grupo de Governança Local (GDL), a ser eleito pelos próprios moradores, com fins a fortalecer e assegurar o desenvolvimento das ações, de forma democrática e participativa. “A iniciativa busca a sustentabilidade dessas famílias, por meio de eixos de atuação para que os oriente na permanência em suas moradias”, reitera o titular da Secid.
Pautado nos eixos de Mobilização e Organização, Fortalecimento Social, Desenvolvimento Sociecônomico e Assessoria à Gestão Condominial, o Projeto Técnico Social vai estimular o desenvolvimento de ações coletivas. É um investimento do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal. Localizado na Avenida Ferreira Gullar, Ilhinha, o Residencial José Chagas é composto de oito blocos de 32 apartamentos, totalizando 256 unidades. Nas áreas do entorno possui espaço para empreendimentos de áreas como saúde, educação e cultura.