Geral

Governo do Estado promove ação educativa para moradores de residencial José Chagas

Contemplados com os imóveis do Residencial José Chagas, no bairro São Francisco, participam de projeto para mobilizar, orientar e informar sobre o novo local de moradia. A iniciativa é do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e integra o Plano Técnico de Trabalho Social do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Ponta do São Francisco. As atividades alcançam 256 famílias e serão realizadas em novembro.

O objetivo do Trabalho Técnico Social é estreitar o relacionamento entre a gestão e moradores, proporcionando informação e orientação sobre a nova morada e a vida em comunidade. O plano vai realizar ações mobilizadoras, de organização comunitária, educação sanitária e ambiental , além de atividades para geração de trabalho e renda. São alvo comunidades da Vila Jumento, Portelinha e Ilhinha, que foram contempladas com apartamentos no residencial.

“O foco é a preparação destas famílias para a transferência ao novo local de moradia, propiciando a eles melhores condições de vida e para melhor usufruírem deste benefício. A participação da comunidade em todos os momentos deste projeto será estimulada por meio de um processo educativo, que os leve a refletir sobre a realidade em que vivem. O trabalho propõe ainda uma integração social entre os moradores e despertar para que desenvolvam a autogestão individual e comunitária” , esclarece o titular da Secid, Raimundo Reis.

As famílias vão participar de reuniões, oficinas, trocas de experiências, atividades diversas e cursos de capacitação profissional. O plano prevê ainda formação de Grupo de Governança Local (GDL), a ser eleito pelos próprios moradores, com fins a fortalecer e assegurar o desenvolvimento das ações, de forma democrática e participativa. “A iniciativa busca a sustentabilidade dessas famílias, por meio de eixos de atuação para que os oriente na permanência em suas moradias”, reitera o titular da Secid.

Pautado nos eixos de Mobilização e Organização, Fortalecimento Social, Desenvolvimento Sociecônomico e Assessoria à Gestão Condominial, o Projeto Técnico Social vai estimular o desenvolvimento de ações coletivas. É um investimento do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal. Localizado na Avenida Ferreira Gullar, Ilhinha, o Residencial José Chagas é composto de oito blocos de 32 apartamentos, totalizando 256 unidades. Nas áreas do entorno possui espaço para empreendimentos de áreas como saúde, educação e cultura.