Governo do Estado lança plataforma de Formação Integral para professores no Maranhão

Como forma de oferecer apoio socioemocional para professores das redes estadual e municipal, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, na quarta-feira (22), o lançamento da Plataforma Vivescer, por meio de Webinar, transmitido pelo canal do YouTube da Seduc. A Plataforma irá auxiliar na formação integral dos educadores e é fruto da parceria com o Instituto Península e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). 

Cerca de 6 mil participantes de diversos municípios assistiram à live de lançamento. A ação envolverá os 217 municípios do Estado e a Plataforma será sem custo para o estado. O instrumento de apoio aos professores veio para a Seduc por meio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e chegará aos municípios com a parceria da Undime, pelo Pacto pela Aprendizagem.

“A Undime agradece muito por esse trabalho em parceria com a Seduc e Plataforma Vivescer. Nós já temos uma parceria forte pelo Regime de Colaboração e, agora, isso veio em um bom momento para todos nós”, agradeceu o secretário Municipal de Educação de Lago do Junco e Presidente da Undime-MA, Marcony Pinheiro.

Antonio Marcos Negreiros, professor do município de Santa Luzia do Tide, ressaltou a importância da iniciativa do Governo do Estado em ofertar mais um instrumento importante, no apoio aos educadores. “É sempre bom um conhecimento a mais. Parabéns pela iniciativa”.

O articulador municipal de São João do Paraíso, Antonio Resplandes, parabenizou o Governo do Maranhão pelo suporte socioemocional à classe docente. “Parabéns a todos da Seduc por mais esse belo recurso educacional e motivacional para nossos professores”, exprimiu.

“Esse webinar é mais uma prova de que no Maranhão o Regime de Colaboração é efetivo e forte. Hoje reunimos educadores de quase todos os municípios para lançar a Plataforma Vivescer, que levará apoio socioemocional aos nossos professores nesse momento, sem custo algum para o Estado. Agradecemos a parceria do Instituto Península, Consed e da Undime Maranhão e convidamos todos os professores para que participem dessa importante ação”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Maria Albertina Castro se referiu a um dos pontos importantes discutidos na live de lançamento da Plataforma e exaltou o posicionamento do Governo do Estado quanto à busca de alternativas para apoiar o professor na sua formação socioemocional. “Amei essa reflexão filosófica da educação, no que diz respeito a renovar e inovar nossa prática pedagógica na formação dos professores e em prol de uma educação de qualidade”, proferiu.

O Vivescer será representado pela coordenadora de Conteúdo, Sílvia Breim, bacharel em Naturologia Aplicada e facilitadora integral. Breim atua há 10 anos na área de Educação, levando práticas de cuidado pessoal para o contexto da formação de professores, com o intuito de apoiá-los a vivenciar o desenvolvimento integral em suas rotinas diárias.

Silvia Breim expressou com satisfação o sentimento pela sua participação nesse ato importante para a educação maranhense e elogiou o Governo do Estado por mais essa importante iniciativa em prol dos educadores.

“Eu fiquei super honrada de ter esse espaço para compartilhar o trabalho da Vivescer com um Estado que já faz tanto pela educação, como é o Maranhão, que olha de maneira tão singular para os profissionais da educação e que já tem na sua premissa esse olhar da integralidade e esse olhar do acolhimento aos professores, quando a gente quer ver resultados diferentes com a educação dos nossos alunos”, ressaltou Silvia Breim.

Na plataforma, estão disponíveis 4 cursos certificados, com 32 horas cada, que ajudam o professor a equilibrar mente, corpo e emoções e vincular-se ao seu propósito de vida. Além disso, há uma comunidade de suporte, na qual professores trocam experiências e materiais. Os cursos são autoinstrucionais e podem ser realizados por professores de todas as etapas e modalidades de ensino no horário de sua preferência.

Os cursos darão apoio aos docentes que estão em casa para conter o contágio do novo coronavírus e será um convite ao autoconhecimento, autocuidado e mudança de práticas, aliado a uma rede de suporte rica e sempre disponível aos professores no auxílio socioemocional.

“Que bom esse espaço para oportunizar informações a nós educadores e a preocupação da Secretaria quanto à necessidade da nossa formação e o cuidar da nossa mente, das nossas emoções em meio ao medo desse reinício das aulas”, afirmou Débora Cilene.

O evento de lançamento contou com a participação do secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão; presidente da UNDIME, Marcony Pinheiro; e da diretora de Desenvolvimento Integral do Instituto Península, Mariana Breim. A mediadora do evento foi a secretária adjunta de Gestão da Rede e Aprendizagem, Nádya Dutra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.