Governo do Estado lança Edital do Programa Cartão Transporte Universitário

O Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude (Seejuv), realizou, na terça-feira (21), o ato de lançamento do Edital do Programa Cartão Transporte Universitário, onde irá beneficiar 2.880 jovens maranhenses.

Instituído pela Lei Nº 10691, de 26 de Setembro de 2017, o programa já beneficiou mais de 5 mil estudantes do Estado do Maranhão, a meta desta edição é atender 2.880 estudantes universitários das redes de ensino do Maranhão, além dos alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), para que consigam realizar o deslocamento de ida e volta ao seu local de ensino. Nesta fase, a distância percorrida pelo estudantes diminuiu para 70 km, o que facilitará o deslocamento de muitos jovens do Estado.

O programa irá beneficiar 1.200 jovens universitários e 1.680 alunos da rede IEMA, com 70 vagas em cada unidade plena. Neste semestre, o Cartão Transporte Universitário disponibilizará o investimento de R$ 2.304.000 oriundo do Governo do Estado. 

O governador em exercício, Paulo Velten, assinou o lançamento do Edital que deu início às inscrições do Cartão. Na ocasião, ele ressaltou a importância da implementação de políticas públicas que contribuam na educação. “O Estado vem implementando políticas públicas importantíssimas e fundamentais, o que nos anima, além de ser um trabalho que também contribuirá na educação dos nossos filhos, nossos netos e a geração futura que estarão aqui conosco, aproveitando as oportunidades criadas por nós”, afirma Paulo Velten.

A diretora de Cultura da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Alexssia Reis, enfatizou a necessidade do deslocamento para o local de ensino, onde o programa irá garantir a permanência dos estudantes nas escolas e universidades. “O Cartão Transporte vem mais uma vez ajudar os estudantes, principalmente os secundaristas dos IEMAs, onde se tem a necessidade do deslocamento de seus municípios. Essa política visa não só o deslocamento dos estudantes, mais a permanência desses alunos na escola, tendo em vista a dificuldade com a distância”, afirmou Alexssia Reis.

A secretária de Seejuv, Tatiana Pereira, ressaltou o comprometimento do Governo do Estado com a juventude maranhense, no que ao acesso à educação.

“Realizamos o lançamento do Cartão Transporte Universitário, uma importante agenda do Governo do Estado com a juventude, em que o nosso governador Carlos Brandão determinou o quanto é fundamental dobrar a quantidade de vagas do Cartão Transporte e, com certeza, só vai avançar ainda mais os direitos com a juventude e garantir o acesso à universidade, a educação, que é gerar oportunidade e transformar a vida da juventude maranhense. A assinatura do edital 2022.1 pelo governador em exercício, Paulo Velten, é a reafirmação do comprometimento com as juventudes do Estado”, disse Tatiana Pereira.

O ato de lançamento contou com a presença dos gestores municipais de Juventude, o Conselho Estadual da Juventude, o gestor geral do IEMA, Alex Oliveira, e alunos da rede IEMA beneficiados pelo programa. O presente evento foi realizado no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, Av. Jerônimo de Albuquerque, Jardim Renascença. 

As inscrições do Cartão Transporte Universitário seguem em andamento até o dia 5 de julho, para se inscrever no programa basta acessar o site: transporteuniversitario.juventude.ma.gov.br