Governo do Estado investe em melhorias no atendimento da UPA da Cidade Operária

O Governo do Maranhão segue realizando melhorias nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Grande Ilha, portas de entrada para o atendimento na rede estadual de saúde. Nesta sexta-feira (27), foi entregue a obra de reforma e ampliação da recepção e sala de espera da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Operária.  

Em visita à unidade, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou a importância de garantir conforto aos pacientes que são atendidos nessas unidades. “Essa ampliação dará uma outra cara para a unidade, proporcionando mais conforto aos pacientes e modernizando a estrutura da UPA da Cidade Operária. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas que necessitem da assistência tenham orgulho de vir e receber um bom atendimento em uma unidade onde é prestado um serviço gratuito”, ressalta o secretário Carlos Lula.

Na nova recepção e sala de espera da UPA da Cidade Operária foram realizadas ampliações e melhorias na iluminação, pintura nas paredes, renovação da parte elétrica e dos assentos para os pacientes e seus acompanhantes, além da instalação de um painel eletrônico para direcionamento dos atendimentos.

O fluxo de atendimento da unidade também foi reorganizado, como explica o diretor clínico Guilherme Carneiro Alencar. “Essa reforma foi muito importante, pois dá comodidade ao paciente em atendimento. Além disso, agora temos um fluxo bem definido dentro da unidade com o triplo de cadeiras disponíveis, mais conforto, dispondo de ar-condicionado e painel, onde as pessoas entram, são identificadas e sabem qual será o próximo passo”, comemora o diretor clínico da UPA da Cidade Operária, Guilherme Alencar.  

Além da Cidade Operária, o Governo também promoveu melhorias nas UPAs Itaqui-Bacanga, Vinhais, Araçagi e Parque Vitória e no Hospital Geral da Vila Luizão. As Unidades de Pronto Atendimento reformadas são administradas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

“O Governo do Estado constantemente promove melhorias na nossa rede de saúde e, agora, estão sendo aperfeiçoadas as nossas portas de entrada. Dessa forma, podemos oferecer mais qualidade no atendimento, humanização e dignidade para as pessoas”, afirma o presidente da Emserh, Marcos Grande.

Aprovação

A UPA da Cidade Operária realiza em média 350 atendimentos por dia, recebendo pacientes da Grande Ilha e também do interior do estado. Uma dessas pacientes é a recepcionista Karla Ferreira, 27 anos, moradora do bairro da Maiobinha, ela conta que procurou a unidade após sentir um mal-estar. “Eu nunca tinha vindo à unidade, hoje foi minha primeira vez. Assim que cheguei, fui logo atendida e imediatamente vim tomar a minha medicação. O atendimento aqui é muito bom e os profissionais são todos educados”, comenta a recepcionista.

Já a assistente social e moradora do município de São José de Ribamar, Ester Bispo do Espírito Santo, 33 anos, disse que procurou a unidade após a filha Débora, de 6 anos, passar mal. Após atendimento na UPA da Cidade Operária, a criança foi diagnosticada com diabetes.

“Graças a Deus a doença da minha filha foi diagnosticada aqui na unidade e agora ela vai poder iniciar seu tratamento. Estou gostando muito do atendimento, os profissionais são muito atenciosos”, contou Ester Bispo.