Governo do Estado instala Comissão do Plano Estratégico de Longo Prazo – Maranhão 2050

Na manhã desta terça-feira (21), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), instala a Comissão do Plano Estratégico de Longo Prazo – Maranhão 2050. O evento será realizado no auditório do Edifício João Goulart, no Centro de São Luís. 

O secretário do Planejamento e Orçamento, Luis Fernando Silva, destacou que o Maranhão 2050 vai estabelecer diretrizes e macro objetivos de desenvolvimento para o estado, além de fortalecer a estratégia de planejamento de longo prazo de forma articulada com grupos da sociedade civil, a fim de institucionalizar as decisões do governo até 2050, possibilitando a continuidade de projetos estratégicos e a superação de entraves estruturais. 

“É uma marca que o governador Carlos Brandão imprime no Governo do Estado, que irá reverberar num futuro melhor para todos os maranhenses”, avaliou Luis Fernando Silva. 

Por meio do plano será possível construir, de forma democrática, coletiva e contínua, com participação ativa e colaborativa de atores sociais, a formulação de políticas públicas estruturantes em benefício da geração atual e das gerações futuras da população maranhense. As ações incluem realização de audiências públicas, fortalecimento de parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais e a mobilização de diversos segmentos da sociedade.

Comissão

A comissão que será empossada nesta terça-feira é composta por integrantes das Secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe); do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema); dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop); da Agricultura Familiar (SAF); Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); da Indústria e Comércio (Seinc); das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid); de Educação (Seduc) e de Infraestrutura (Sinfra). 

Também participam membros do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma); da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Além de representantes das Federações das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema); da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) e do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio/MA); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae/MA); Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema); Federação dos Trabalhadores da Indústria do Estado do Maranhão (Fetiema); comunidades quilombolas; populações tradicionais; povos originários; dentre outros órgãos e entidades públicas e privadas.