Governo do Estado finaliza primeira etapa do IEMA em Santa Luzia do Paruá

Mais um Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) está sendo concluído e logo será entregue à comunidade estudantil. Desta vez, os beneficiados serão os estudantes da cidade de Santa Luzia do Paruá. Na unidade, os alunos terão acesso aos cursos técnicos de Enfermagem, Análises Clínicas, Gerências e Saúde e Alimentos, definidos após audiência pública. 

O modelo de educação pública e gratuita promovido pelo IEMA possibilita que jovens maranhenses tenham acesso à educação formal, com o ensino médio, junto ao ensino técnico, em que o estudante escolhe um dos cursos citados acima, oferecidos pelo instituto. Isso permite que o aluno saia da instituição pronto para iniciar a carreira no mercado de trabalho. 

Desde 2015, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), vem construindo essas unidades pelo território maranhense. O que pode parecer um simples prédio é, na verdade, a chance de mudança de vida para muitos estudantes. 

Para o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, o investimento em educação técnica, em um momento tão desafiador como o que o mundo está vivendo, mostra de maneira prática o quanto a administração estadual compreende a educação como pilar importante da sociedade.

“O momento atual é de extrema complexidade, estamos passando por uma crise sanitária grave, uma crise econômica, além da crise política. Sob a gestão do governador Flávio Dino e com a correta aplicação dos recursos públicos, a Sinfra tem auxiliado a saúde na ampliação de unidades de saúde; continuando os trabalhos nas rodovias estaduais, principalmente agora nesse período de chuvas; e entregando unidades escolares, já que nossos jovens não podem ficar prejudicados no andamento do ano letivo”, afirmou. 

Já o prefeito de Santa Luzia do Paruá, Vilson Ferraz, agradece ao Estado pela parceria em prol da educação no município. “O IEMA é importante, tanto para Santa Luzia do Paruá, quanto para toda a região, com os cursos técnicos. Nosso município foi agraciado com esse instituto e, com isso, beneficiará os estudantes da cidade. Nossos jovens, agora, vão ter acesso a um curso técnico, que é importante demais para o início da sua carreira e nós estamos aqui para apoiar no que for necessário. Estou pronto para apoiá-los”, reforçou.

De acordo com a equipe técnica, a primeira etapa já está concluída. Já a segunda etapa, que consiste na estruturação metálica do ginásio está pronta e a cobertura do ginásio logo será iniciada. 

Novos IEMAs

Além da obra em Santa Luzia do Paruá, a Sinfra executa, ainda, as obras de IEMAs em outros municípios maranhenses, como é o caso das unidades que estão sendo construídas em Coroatá, Colinas, Balsas e Amarante.