.

Governo do Estado encerra campanha Maranhão Sem Queimadas 2021 em Santa Inês

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), encerrou, nesta sexta-feira (23), a primeira etapa da campanha Maranhão Sem Queimadas 2021 no município de Santa Inês. A campanha, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), objetivou o combate e a prevenção de queimadas e dos focos de fogo por todo o Maranhão.

Queimadas deixam o solo mais pobre, causam desertificação e aumentam o aquecimento global, prejudicando assim o meio ambiente e a economia. Além disso, problemas respiratórios se agravam e, neste momento, com a Covid-19, elas ficam ainda mais perigosas. Pensando nisso, a SEMA fez a doação de diversos equipamentos necessários para auxiliar no combate às queimadas no município, como enxadas, foices, pás, dentre outros materiais, que auxiliarão as equipes em campo dentro do Programa.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, o programa é essencial para combater as queimadas em todo o estado. “Encerramos hoje, no Vale do Pindaré, no município de Santa Inês, o Programa Maranhão Sem Queimadas 2021, esse programa desenvolvido pelo Governo do Estado que visa, acima de tudo, a conscientização da população sobre os malefícios das queimadas, esse crime ambiental que tanto degrada não só o meio ambiente como também a saúde de todos nós. O Programa é um sucesso, no qual distribuímos equipamentos aos municípios, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para que eles possam atuar na fiscalização, no monitoramento e no combate dessa degradação ambiental. A intenção é que no segundo semestre deste ano a gente possa fazer nos demais municípios, para que possamos levar essa educação ambiental necessária aos 217 municípios do Maranhão”, comentou.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Santa Inês, Fabrício Melo, enfatizou a importância do Maranhão Sem Queimadas para a região. “Primeiramente, nós nos sentimos muito honrados por essa parceria do Governo do Estado com as prefeituras e por Santa Inês ter sido contemplada. A importância é muito grande, são inúmeros os ganhos que temos com esse programa visto que estamos dentro do bioma Amazônia, onde precisamos ter uma preservação considerável desse bioma, então somos muito gratos. Trouxemos toda a regional da nossa cidade, pois precisamos estar envolvidos cada dia mais. Agradeço à SEMA e firmo essa parceria para que mais projetos sejam realizados em nossa cidade”.

A campanha Maranhão Sem Queimadas 2021 em Santa Inês contou com a presença do secretário de estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim; do prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus; do comandante da 9ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, capitão Nascimento; do secretário municipal de Meio Ambiente de Santa Inês, Fabrício Melo; do presidente da Câmara de Santa Inês, Josino Catarino, do secretário municipal de Meio Ambiente de Vitória do Mearim, Jodean Santos; do secretário municipal de Meio Ambiente de Bom Jardim, Alcione Rodrigues; da secretária municipal de Meio Ambiente de Bom Jesus das Selvas, Luzimar de Sousa; do secretário municipal de Meio Ambiente de Arari, César Ericeira; da secretária municipal de Meio Ambiente de Santa Luzia, Jéssica Ericeira; do secretário municipal de Meio Ambiente de Zé Doca, Rogério Rocha; do secretário municipal de Meio Ambiente de Centro Novo, Geovana Lima; e demais autoridades.