O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
PlantãoÚltimas Noticias

Governo do Estado e Sebrae confirmam programa Cidade Empreendedora nos 217 municípios do MA durante encontro de gestores municipais

O Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae, tendo o governo do Estado como grande parceiro, vai chegar aos 217 municípios do estado. A confirmação ocorreu durante o Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão, organizado pelo Governo do Estado e a Federação de Municípios do Estado do Maranhão (Famem). 

O evento marcou a assinatura de importantes instrumentos de parcerias entre o governo e instituições públicas e privadas na manhã de hoje, 24. São iniciativas que envolvem vários órgãos, instituições e secretarias estaduais, pensadas para fortalecer o municipalismo, a economia e para ampliar a presença do Estado nos municípios junto ao cidadão. 

Entre essas iniciativas, a renovação da parceria entre o Sebrae e o Governo do Estado para execução do ciclo 2025-2026 do programa Cidade Empreendedora aparece com destaque. O programa é uma referência na promoção do desenvolvimento territorial, fortalecendo os municípios por meio do empreendedorismo, do aprimoramento da gestão pública e de melhoria no ambiente de negócios, que se refletem na geração de oportunidades para os maranhenses. 

Na ocasião, o governador Carlos Brandão destacou a importância do programa para o Maranhão. “O Sebrae é um grande parceiro e o Cidade Empreendedora um espetacular vetor de desenvolvimento para os nossos municípios. Este ano, vamos chegar a mais localidades, levando muitas ações, oportunidades e desenvolvimento, nessa importante parceria com o Sebrae com a qual vamos beneficiar os 217 municípios do Maranhão”, afirmou ele. 

Já o secretário de Indústria e Comércio (SEINC) avaliou a importância desse momento e da parceria do com o SEBRAE, por meio da Secretaria. “O programa contribui muito com o desenvolvimento do nosso estado. E um ponto importante é que, neste evento, nós contemplamos o resto dos municípios que faltavam ser beneficiados, que são 95 municípios restantes para totalizar os 217 do Maranhão. Com esse termo de parceria, podemos dizer que o  Cidade Empreendedora já está em todos os municípios do Maranhão”, reforçou o secretário, destacando o compromisso do governador Carlos Brandão de levar esse apoio aos municípios.

Transformações nos municípios

Com expressivos resultados obtidos no estado por meio do Cidade Empreendedora, o Maranhão tornou-se uma referência no sistema Sebrae pelas transformações geradas nos municípios atendidos. 

No primeiro ciclo do programa (2019-2020), foram atendidos 12 municípios. No segundo ciclo, nos anos de 2021 e 2022, foram 70 municípios contemplados e, no terceiro ciclo, de 2023 a 2024, 82 municípios receberam ações do programa. Desde sua criação, por meio da parceria com o governo do Estado do Maranhão, já passaram pelo programa 123 municípios, representando 56% dos municípios e 60% da população maranhense impactada. 

No primeiro ciclo da parceria com o governo do Estado (2021-2022), o programa atendeu 53 municípios (24% dos municípios do estado), impactando 2,4 milhões de habitantes (36% da população) e 89 mil empresas. Nesse ciclo foram inauguradas 74 novas salas do Empreendedor, número que hoje chega a 166 salas, presentes em 76% dos municípios maranhenses, potencializando o atendimento ao empreendedor, a capacitação destes, impactando na geração de oportunidades, formalização e no surgimento de novos negócios. 

 Além disso, o programa tem desempenhado papel relevante na simplificação do processo de abertura de empresas no Maranhão. Dados do Mapa de Empresas do governo federal mostram uma redução significativa nesses tempo, que caindo de 94 horas em 2019 para apenas 13 horas em 2024, uma redução de 86% no tempo gasto nesse processo. 

“Com muita alegria, o Sebrae participa deste momento liderado pelo governo do Estado e Famem, com um olhar especial para os municípios, onde acontece a vida dos cidadãos, unindo todos os segmentos para pensar em soluções e ações prioritárias para o cidadão. O evento marcou um momento importante, em que reforçamos essa importante parceria para execução do Cidade Empreendedora, fechando um ciclo exitoso e estimulando os municípios a trabalharem de forma coordenada, planejada, com pautas que se alinham com o desenvolvimento e as necessidades do cidadão e do empreendedor, apoiando o desenvolvimento territorial e regional”, pontuou Albertino Leal, superintendente do Sebrae no Maranhão.  

O prefeito de Primeira Cruz, Guilherme Aguiar, saudou a parceria. “Trata-se de um passo fundamental para que a gente possa ter o desenvolvimento sustentável no município. Primeira Cruz se encaixa na parte do Turismo, área em que temos um potencial muito grande. O Cidade Empreendedora, que tem o Turismo entre seus eixos principais, vai nos ajudar a desenvolver essa cadeia, com a certeza de gerar transformações e renda na nossa cidade. Então isso é bem importante. Além de outras coisas, queremos estimular a abertura de empresas e dar capacitação para os empresários. O programa será um ganho para o município, e ter a parceria do Sebrae, será fundamental para fazer avançar muito o nosso município”, celebrou o prefeito. 

Abertura solene

A abertura do Encontro de Prefeitas e Prefeitas reuniu mais de 1. 600 pessoas no auditório Darcy Ribeiro, no Centro de Convenções do Multicenter Negócios e Eventos. 

Com expressiva presença de autoridades (prefeitos, secretários estaduais e municipais, parlamentares estaduais e federais, além de senadores e ministros de Estado), o evento oferece vasta programação técnica, incluindo paineis, oficinas, palestras e a participação de representantes dos 217 municípios do Maranhão.

Para o presidente da Famem e prefeito de Bacabal, Roberto Costa, a parceria em favor do Cidade Empreendedora é muito importante para os municípios. “O programa é uma das prioridades do governador Brandão, que tem essa parceria com o Sebrae e os municípios. Isso fortalece o empreendedorismo e a economia dentro do município, o que é bom para o Maranhão. O Cidade Empreendedora traz vida à economia de cada município, porque gera renda e oportunidades de trabalho, além de preparar os municípios para uma atuação eficiente e focada no desenvolvimento”, explicou o prefeito. 

Painel comandado pelo Sebrae aborda avanços do Cidade Empreendedora 

A programação do Encontro prossegue nesta quinta-feira, 25, das 8h até às 18h, tratando de temas importantes. O Sebrae participa da programação com um estande de orientações aos prefeitos e gestores municipais sobre o Cidade Empreendedora e soluções da instituição para o desenvolvimento e na área de políticas públicas de apoio aos municípios e ao empreendedor. 

Nesta 5ª, às 10h (no auditório Terezinha Jansen), a instituição encabeça o painel “Como o Cidade Empreendedora pode apoiar o desenvolvimento socioeconômico do seu município?”, com a presença confirmada do superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, que apresenta resultados e sua visão e experiência sobre o papel do Sebrae no fortalecimento dos municípios.

O painel contará ainda com outros nomes, como o adjunto da SEINC, Marco Moura; os prefeitos e Urbano Santos e Guimarães, Clemilton Santos e Osvaldo Gomes, respectivamente; e da ex-prefeita de Linielda de Eldo, que apresentam cases de sucesso, estratégias do programa Cidade Empreendedora, prêmios e avanços conquistados em decorrência de parcerias com o Sebrae.