Governo do Estado anuncia implantação de Sistema de Abastecimento de Água em Viana

O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, anunciou, na última quinta-feira (29), o projeto para obra de implantação do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) para o município de Viana, localizado na região da Baixada Maranhense.

A iniciativa do Governo do Estado, de coordenação da Secid, em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), tem por objetivo levar água potável para toda a população vianense, promovendo saúde e bem-estar.

Márcio Jerry destacou a importância da iniciativa. “O governador Flávio Dino não está medindo esforços para garantir que a população maranhense seja beneficiada com água de qualidade”, disse o secretário.

De acordo com a Secid, atualmente, Viana possui um sistema de distribuição de água operado pelo Serviço Autônomo de Abastecimento de Água (SAAE) local, administrado pela prefeitura. Composto por captação realizada no Rio Maracú e com dois reservatórios: São Benedito e Piçarreira. O sistema encontra-se deteriorado e com funcionamento ineficaz de capacidade limitada em 45 L/s (162 m³/h).

O novo projeto prevê a melhoria e ampliação do antigo sistema. Toda a estrutura, desde a estrutura de captação, elevatória, adutora, estação de tratamento e reservatórios serão recuperados. Para a execução da obra será feito, pelo Governo do Maranhão, um investimento em torno de R$ 5 milhões.

Mais obras

Além do sistema de abastecimento de água, o Governo do Estado, por meio da Secid, vai construir uma Praça da Família, em Viana.

O investimento integra um conjunto de ações do Governo Estado para revitalização e construção de praças e parques em todo o estado. O objetivo é promover a sociabilidade e proporcionar a criação de novos negócios para incrementar a economia nas cidades.

“É um compromisso do governador Flávio Dino. Estamos promovendo um conjunto de ações que estão sendo realizadas na Baixada Maranhense. A Praça da Família é um espaço multifuncional, que vai estimular não somente o lazer, mas gerar, também, emprego e renda”, destacou Márcio Jerry.