.

Governo destina mais de meio milhão de reais para compra de produtos pelo Procaf em Rosário

Para fortalecer a comercialização da agricultura familiar, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), realizou, na quinta-feira (28), em Rosário, a assinatura dos contratos do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf), pelo Comida na Mesa. A ação foi celebrada durante a Festa do Trabalhador, organizada pela Prefeitura de Rosário.

Com o Procaf, aproximadamente R$ 540 mil estão sendo destinados para a compra de produtos oriundos da agricultura familiar de 16 organizações quilombolas, de quebradeiras de coco babaçu e agricultura geral.

A agricultora e quebradeira de coco babaçu, Rosa Gaspar, do povoado Boa Vista, em Rosário, é uma das beneficiárias do Procaf. A organização possui 25 mulheres que produzem azeite de babaçu, biscoitos, bolos e farinha de mesocarpo.

“Para nós representa muita coisa, todos os produtos que vamos produzir já tem o destino certo que é a comercialização pelo Procaf. Então, o programa só vem somar na nossa renda com a certeza de que vamos receber por aquilo que trabalhamos”, falou Rosa.

O secretário da SAF, Diego Rolim, enfatizou a garantia de comercialização pelo Procaf aos agricultores familiares. “O governador Carlos Brandão autorizou a assinatura de mais de meio milhão de reais para o Procaf de Rosário, serão beneficiadas inúmeras associações que irão produzir os alimentos e resguardar a segurança alimentar do município e do entorno”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário, o município de Rosário receberá uma agroindústria da cadeia do açaí/juçara visando fortalecer a agricultura familiar do local. “Com a difusão da cadeia do açaí, vamos promover o desenvolvimento social e mostrar o poder da agricultura familiar do município”, declarou Diego Rolim.