Governo comemora um ano da maternidade do Hospital Macrorregional Tomás Martins, contabilizando mais de 700 partos.

O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, celebrou, esta semana, primeiro ano de atendimento da ampliação de assistência materno-infantil. A unidade, que garante atendimento completo às gestantes, com leitos distribuídos para observação, pré-parto, Alojamento Conjunto, e leitos neonatais, registrou 729 partos. O Hospital faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pelo Instituto Acqua.

No primeiro ano de funcionamento, celebrado nesta segunda-feira (13), a maternidade atendeu mais de 2.100 pacientes na Triagem Neonatal que inclui teste do pezinho, orelhinha, linguinha e coraçãozinho – necessários para diagnóstico precoce de doenças infantis. 

A unidade ainda conta com atividades de humanização para mães, entre oficinas de enxoval para mães de recém-nascidos internados na UTI Neonatal, comemoração de mesversário para recém-nascidos, fisioterapia na banheira para pacientes, além de qualificação para profissionais.

Maria Raimunda Campos, do município de Monção, está acompanhando sua filha Ivanilde Campos. Na unidade, Ivanilde recebeu atendimento e, de parto cesariana, nasceram Gabriel, que já recebeu alta, e Gabriela, que está na UTI Neonatal. 

“Chegar em um ambiente como esse e ver todos os profissionais tratando a gente bem, fazendo com que a gente receba todo suporte e atenção, é maravilhoso. Minha filha é especial e aqui eu posso dizer para outras pessoas que é um local cheio de amor e acolhimento”, ressaltou a mãe da paciente, Maria Raimunda. 

Thaina Lima, enfermeira do Alojamento Conjunto, comenta que ser referência na região do Vale do Pindaré é uma conquista de todos os profissionais. 

“Recebemos elogios do nosso atendimento e reconhecimento por termos líderes que nos apoiam e encaminham para realizar um bom trabalho”, comemorou. 

A diretora-administrativa, Jardene Carvalho, parabenizou o esforço dos profissionais em sempre manter qualidade no atendimento humanizado para cada paciente. 

“Agradeço toda equipe, à população que sempre avalia nossa unidade com bom atendimento e isso tudo se deve à equipe capacitada que formamos”, pontuou ela. 

Programação de aniversário

Durante a semana, as comemorações continuam com dinâmica dos sentidos, sensibilização ao Método Canguru, ações de saúde mental materna, de aleitamento materno e ginástica laboral para profissionais, além de piquenique para mães da UTI Neonatal.