Governo celebra Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra em terreiro da capital

Em alusão ao Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, celebrado no dia 27 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) e a Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial (Seir), está realizando durante toda a semana ações de assistência em saúde alusivas ao Outubro Rosa, voltadas para as mulheres de terreiro. Nesta terça-feira (27), a ação foi realizada no Terreiro Fé em Deus, na casa de Mãe Elzita. 

O superintendente de Atenção Primária em Saúde da SES, Márcio Menezes, destaca que o Maranhão é um dos poucos estados do país que tem a Política Estadual de Saúde Integral da População Negra. 

“Através dessa política específica de saúde voltada para a população negra, o governo destaca o quanto é importante realizar ações de saúde próximo dos povos de terreiro. Essas ações também fazem parte de um programa chamado Mães da Ilha, que é realizado pela SES em parceria com a Secretaria de Igualdade Racial e Secretaria de Estado da Mulher”, afirma o superintendente, Márcio Menezes. 

Para a coordenadora Estadual de Saúde da Mulher, Ana Cleide, essas ações vêm trabalhando a prevenção do câncer de mama e realizando outras consultas com o apoio da Força Estadual de Saúde. “Nosso objetivo é garantir o acompanhamento e a prevenção das mulheres que precisam ser monitoradas a partir dos 40 anos na identificação precoce do câncer de mama. Além do agendamento das mamografias, estamos realizando testes rápidos”, destaca a coordenadora Ana Cleide. 

Maria Auxiliadora Amaral, 65 anos, mais conhecida como Mãe Roxa, é Filha do Terreiro de Mãe Elzita, e ressalta a importância dessa parceria entre as secretarias de governo e os terreiros do Maranhão na prestação de serviços. “Essa parceria é extremamente importante, porque os terreiros precisam. Têm muitas pessoas idosas e muitas crianças, e nós não temos muitas condições. Por isso, quando aparece uma parceria como essa, a gente fica muito feliz, é uma satisfação muito grande”, agradece a filha de santo, Maria Auxiliadora.