Governo avança na implantação da Policlínica de Barra do Corda

Com cerca de 70% das obras concluídas, a Policlínica de Barra do Corda entra em fase de acabamento. A unidade de saúde integrará a rede de policlínicas implantada pelo Governo do Estado, ampliando ainda mais o acesso de muitos maranhenses a consultas especializadas. Em Barra do Corda, o espaço está recebendo os últimos ajustes, com assentamento de revestimento cerâmico, revisão da parte elétrica e instalação de portas de vidro, louças e metais, além de pintura interna e externa. 

“O serviço prestado pelas policlínicas é essencial para quem precisa de assistência especializada. A Policlínica de Barra do Corda será a 12ª do estado. Com a expansão da rede de policlínicas, promovemos a descentralização dos serviços em saúde e a democratização daquilo que é direito de todos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Estão previstas ainda adequações e melhorias com a instalação de portas e esquadrias, instalações de luminárias e tomadas, barras para pessoas com deficiência e rede de sistema de informação. Também deverão ser incluídos a construção de parede de gesso, assentamento de piso cerâmico e porcelanato, revisão da cobertura, troca da subestação e pintura. 

Dentre os serviços que serão ofertados na unidade, após ela ser entregue à população, estão consultas médicas em Cardiologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria, Endocrinologia, Vascular, Obstetrícia e Dermatologia, além de exames como Ultrassonografia Obstétrica, Morfológica e Doppler, Radiologia, Endoscopia, Colposcopia, Tomografia, Mamografia e Colonoscopia, incluindo exames de Cardiologia Diagnóstica, dispondo de Mapa, Holter, Ecocardiograma e Eletrocardiograma.

Além destes, a população também será beneficiada com Laboratório Clínico, com apoio de equipe composta por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, assistente social e enfermeiro. 

O espaço da policlínica conta com quatro consultórios, sala de espera, recepção, Centro de Processamento de Dados (CPD), salas específicas para triagem, atendimento do Serviço Social e ginecológico, além de sala de coleta, Ginásio Terapêutico e estacionamento. 

O Governo do Estado já entregou onze policlínicas. Na capital, estão as policlínicas Cidade Operária, Cohatrac, Diamante, Vinhais, Vila Luizão e do Idoso. As outras unidades estão instaladas em Santa Inês, Presidente Dutra, Açailândia, Lago dos Rodrigues e Matões do Norte.