Governo assina Ordem de Serviço para urbanização de três portos em Paço do Lumiar

O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com a Prefeitura de Paço de Lumiar, assinou nesta sexta-feira (9) a Ordem de Serviço para início das obras de revitalização e construção de três portos nas comunidades Mojó, Timbuba e Mocajituba. As intervenções visam garantir melhoria no escoamento da produção dos pescadores e promover conforto para a comunidade e visitantes. Em uma segunda etapa, mais três portos no município receberão obras, totalizando seis portos.

Principal fonte de renda dos moradores da região, a pesca é um atrativo econômico, cultural e de mobilidade urbana. Além dos peixes, a cidade é referência no mercado de ostras, sarnambi e sururu, referências da culinária maranhense. Os terminais pesqueiros beneficiam mais de 2 mil famílias em Paço do Lumiar.

Na ocasião, o secretário da Secid, Márcio Jerry, destacou a importância da parceira do Governo do Maranhão com a Prefeitura de Paço do Lumiar na execução das obras. “Mais uma ação muito importante do governador Flávio Dino, atendendo uma reivindicação da prefeita Paula Azevedo. A recuperação e urbanização completa de seis portos asseguram melhores condições de trabalho para os pescadores e comerciantes, conforto para os visitantes e para toda a comunidade do entorno que vai ganhar praças em cada um desses portos. Mas, sobretudo, uma ação que insere a cidade de Paço do Lumiar como novo destino turístico do estado do Maranhão”, destacou Jerry.

A prefeita Paula Azevedo enalteceu a atuação do governo no município. “Cada obra, em parceria com o Governo do Estado, significa a presença do governador Flávio Dino em nosso município. São obras que vão fomentar o turismo e a economia local. Agradeço mais uma vez o Governo pela parceria de ótimos resultados para o nosso município”, afirmou a prefeita.

Os novos portos vão oferecer à comunidade um equipamento comunitário moderno, cujo modelo arquitetônico de áreas de lazer está presente em grandes cidades. O projeto prevê deck de madeira, pergolados, revestimento em cimento e piso emborrachado, área arborizada com alambrado e construção de meio-fio e nova pavimentação asfáltica. 

Além disso, será implantado todo o sistema de impermeabilização e instalações elétricas e hidráulicas.

Os locais contarão, ainda, com espaços de lazer com brinquedos infantis de recreação e academia ao ar livre. O prazo para conclusão dos serviços é de seis meses.

Rosa Cabral, que mora há 28 anos em Mocajituba, comemorou a chegada das obras na comunidade. “Estávamos esperando há muitos anos por essa obra. Vai melhorar para os pescadores, caranguejeiros e marisqueiros. Tem pessoas que não conhecem a nossa cultura que é tão bonita. Com o cais e a praça vai melhorar muito para todos nós”, disse.

Para Wesley Macêdo, que trabalha com a pesca local, a intervenção vai melhorar a vida dos pescadores e garantir a preservação do cais. “Trabalho aqui desde os meus 14 anos de idade. Essa melhoria vai beneficiar todos nós que trabalhamos com pesca. Aqui é uma área que vem muita gente, então é importante que o local esteja em condições adequadas para receber os visitantes também”, afirmou.