Governo apresentará ações para as cidades no I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense.

A Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) participa, na próxima segunda-feira (13), do I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O congresso, realizado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), será realizado nos dias 13 e 14 de março no Multicenter Sebrae e deve reunir gestores públicos municipais, entidades de classe e autoridades estaduais e federais.

O secretário de Estado da Indústria e Comércio, Júnior Marreca, defende a realização do congresso evidenciando sua dimensão. “O I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense é um importante momento para interlocução direta com os gestores municipais, pois é uma oportunidade de apresentar os programas já existentes na secretaria e os que estão em elaboração com vistas à busca do desenvolvimento do estado do Maranhão”, afirma Marreca.

Nos dias do evento, o estande da Seinc apresentará, sobretudo aos gestores públicos municipais, ações do governo do Estado coordenadas pela secretaria, que visam o desenvolvimento socioeconômico das cidades maranhenses, incluindo o Programa Cidade Empreendedora, realizado nos municípios em parceria com o Sebrae.

Outras ações também serão pautadas nas apresentações, como a implantação dos Parques Empresariais e Distritos Industriais e o Armazém do Empreendedor, além das políticas de incentivos fiscais presentes no mapa de manutenção para atração de investimentos.

Sobre o Congresso

A realização do I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense dá-se diante do estreitamento das relações entre os governos estadual e federal, momento considerado oportuno pelos gestores públicos para parcerias e investimentos que beneficiem as cidades maranhenses, trazendo desenvolvimento e geração de emprego e renda para o Maranhão.

Abordando temas como o pacto federativo e a retomada de obras federais atualmente paradas, o evento contará com as palestras já confirmadas do ministro da Justiça, Flávio Dino; do ministro da Comunicações, Juscelino Filho; e do secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha. A programação conta, ainda, com uma vasta programação, que inclui oficinas, feiras e debates.