Governo anuncia obra de reforma e ampliação do Hospital Municipal em Santa Luzia

Acompanhando o governador, Flávio Dino, em agenda de inaugurações e ações na região oeste maranhense, o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, esteve, no sábado (14), em Santa Luzia, onde assinou ordem de serviço para o início da reforma do Hospital Municipal Pedro dos Reis Fernandes Neto. A iniciativa visa promover melhorias na unidade hospitalar, assegurando atendimento de qualidade em um espaço que garanta conforto para pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.

“Com muita alegria vamos comandar a reforma do hospital em Santa Luzia. Assinamos, pela Secid, juntamente com o governador Flávio Dino, uma ordem de serviço para reforma do hospital municipal que é uma obra muito esperada pela população. Já tem o Viva, escola em tempo integral, muita pavimentação de ruas, apoio na zona rural com implantação de sistema de água. Uma infinidade de obras muito importantes nessa parceria do governador com a prefeita França. Vamos continuar juntos aqui em Santa Luzia, uma cidade histórica de muitas lutas ao longo de décadas e, por isso, merece toda nossa atenção e trabalho”, destacou o titular da secretaria, Márcio Jerry.

A prefeita Francilene Queiroz agradeceu o pacote de investimentos do Governo do Estado. “A população de Santa Luzia agradece esse olhar sensível do governador Flávio Dino. Hoje recebe um conjunto de obras que melhoram o desenvolvimento da nossa cidade, em todas as áreas e, principalmente, melhoram a vida de nossa população. A reforma do hospital SPA foi contemplada pelo secretário Márcio Jerry, em parceria da Secid com a prefeitura e, agora, vamos dar início às obras no prédio para melhor atendimento”, destacou a gestora municipal. 

Com investimento de R$ 2 milhões, as obras no hospital vão beneficiar toda a população que está estimada em cerca de 80 mil pessoas. A intervenção vai contemplar serviços como a revisão da cobertura, pintura imunizante para as treliças de madeira do telhado; instalação de forro pvc,  revisão das instalações hidráulicas e sanitárias, sistema de iluminação e ampliação do espaço. 

Morador de Santa Luzia, Leonildo Carvalho, de 50 anos, comemorou a chegada de mais obras na cidade. “A reforma do hospital chega em boa hora. É uma obra muito importante, pois vai melhorar o atendimento na saúde, beneficiando todos os luzienses e profissionais”, disse. 

Valda Pinho, de 63 anos, enalteceu o trabalho do Governo do Estado em prol do município. “É gratificante nós luzienses recebermos esse benefício tão importante, que é a reforma do hospital e tantas outras obras como o asfaltamento da estrada. Um sonho de muitos anos que o governador Flávio Dino concretizou”, afirmou. 

Em Santa Luzia, Dino inaugurou a MA-119, estrada que liga a cidade à Altamira. Os investimentos foram de R$ 50 milhões para recuperação de 36 quilômetros de estrada. O Governo recuperou o trecho de acesso a Alto Alegre do Pindaré, serviço que vai garantir mais mobilidade, facilitar escoamento de produções e favorecer o trabalho e renda. 

“É uma estrada importante para Santa Luzia e também para Altamira, por conta da ligação e por ser regional, ligando os vales do Pindaré e Mearim. Da mesma forma, agraciando aqueles que mais precisam com a distribuição de 20 toneladas de alimentos, do Comida na Mesa, um dos principais programas que temos hoje, que garante segurança alimentar e dignidade às pessoas. Nas duas cidades, uma agenda muito importante marcando a grande presença de nosso Governo, garantindo serviços públicos a duas cidades e beneficiando a economia de todo o Maranhão”, pontuou o governador Flávio Dino.

Ainda em Santa Luzia, o governador entregou kits esportivos, totalizando 1.920 itens; assinou acordo de cooperação do programa Maranhão Verde com os municípios de Alto Alegre do Pindaré e Pindaré-Mirim; pelo programa Comida na Mesa, foram 18 toneladas de alimentos, distribuídas em 2.769 cestas básicas para a população mais carente; e entrega 59 títulos de propriedade de terras, garantindo a famílias a posse de suas terras.