Governo anuncia novas medidas de combate à Covid-19 na Região Sul do Maranhão

Para reforçar o combate à Covid-19 no sul do Maranhão, o Governo do Estado anunciou a implantação de novos leitos de UTI no Hospital Regional de Balsas, assim como a disponibilização de leitos de UTI em São Luís e Imperatriz, caso haja necessidade, com o auxílio da UTI aérea para transporte dos pacientes. As medidas foram divulgadas nesta quinta-feira (23) em visita realizada por comitiva da Secretaria de Estado da Saúde (SES).  

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou algumas das ações direcionadas para o enfrentamento à Covid-19 na região, que atualmente enfrenta o pico de casos da doença. “Viemos hoje à cidade de Balsas para trazer fortalecer a luta contra o coronavírus nos municípios da região. Trazemos hoje a ampliação do número de leitos de UTI, em 50%, e além disso, a partir de amanhã chegam mais quatro médicos que ficarão à disposição do município de Balsas para ampliação do escopo ambulatorial, e medicação que será distribuída a todos os municípios da região”, ressaltou. 

O Hospital Regional de Balsas, que é referência para atendimento de casos graves da Covid-19 na região Sul, possui 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva exclusivos para tratamento da doença, com o acréscimo passará a oferecer 18 leitos de UTI. 

O gestor da Regional de Saúde de Balsas afirma que apesar da região estar passando pelo pico da pandemia, em relação a boa parte do Brasil o índice de mortalidade e internação é bem inferior. 

“Isso é fruto de todo um trabalho coletivo, unindo todas as esferas de poder e a sociedade. E os resultados estão aparecendo. Claro que sabíamos que iríamos chegar nesse momento, mas com a estrutura dos municípios na área da atenção básica, com leitos leves e moderados, e o estado reforçando a estrutura de UTI no Hospital Regional, esta região ganha maior tranquilidade”, afirmou Giltarlã Araújo. 

O prefeito de Balsas, Dr. Erick Augusto, destacou a importância das medidas de contenção da doença na cidade. “A luta é dura, o inimigo é invisível e essa ajuda que chega hoje, chega na hora certa. Todo esforço que nós fizemos para achatar a curva foi importante”, disse.   

O deputado Márcio Honaiser participou da visita e parabenizou o trabalho do governo no combate à Covid-19 na região. “Gostaria de agradecer muito ao Governo do Estado, no empenho do governador Flávio Dino e do secretário de Saúde Carlos Lula, que estão sempre preocupados com a nossa região e, agora, disponibilizaram mais leitos de UTI e mais o serviço de UTI aérea, que já vem servindo muito a nossa região”, acrescentou.

Integraram ainda a comitiva, o secretário adjunto da Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinícius; a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis; e demais autoridades da região. 

Hospital de Campanha

Durante a visita, a comitiva visitou ainda o Hospital de Campanha Dom Enemézio Lazzaris, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Balsas e a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A unidade, que funciona atualmente com 50 leitos e pode chegar até o dobro da capacidade, oferece tratamento de casos leves e moderados do novo coronavírus na região, com ocupação atual de 23%. 

Instalado no Centro de Guadalupe, em um complexo de apartamentos cedido pela Diocese de Balsas, o hospital recebe pacientes encaminhados das Unidades Básicas de Saúde e UPA, que são portas de entrada para o paciente que sentir sintomas gripais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *