Governo abre programação da Campanha Novembro Azul incentivando cuidado integral à saúde

Com um torneio de futebol e outras atividades na Praia de São Marcos, o Governo do Estado abriu oficialmente, no último sábado (7), a programação da Campanha Novembro Azul na rede estadual de saúde. A abertura, organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), contou ainda com jogo de dama, e práticas integrativas como o tai chi chuan e o funcional. 

A ação teve o objetivo de ampliar a visibilidade à saúde masculina, ao cuidado integral, à prevenção e ao tratamento dos cânceres de próstata, pênis, boca e de outros tipos de doenças. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, participou das atividades e destacou a importância da conscientização geral sobre a saúde integral do homem.  

“O cuidado deve ser integral, mas infelizmente, ainda registramos um número alto de câncer de pênis, doença que pode ser evitada com o básico: a higiene. Esta é uma importante campanha de conscientização, ainda mais considerando que vivemos em uma sociedade muito machista. Os homens se cuidam menos, fazem mais uso de bebida alcoólica, fumam mais, se alimentam mal. Nosso objetivo é fazer com que eles entendam que é necessário procurar o médico e mudar hábitos de vida”, afirmou. ⠀⠀⠀⠀

Para Frederico Menezes, que participou do torneio de futebol, o tema da campanha deste ano, “Ê siô, te cuida! Saúde é coisa séria!”, é bem sugestivo. “É um tema muito claro e sugestivo. É uma campanha válida, porque geralmente nós homens não gostamos de ir ao médico. E essas atividades, alertas e serviços oferecidos pelo Governo do Estado são importantes para conscientizar a gente de que o autocuidado não deve ser feito só nesse mês, mas durante o ano todo”, afirmou Frederico Menezes.  

A abertura da campanha contou com a realização de um torneio de futebol com equipes da SES. O título foi conquistado pela equipe CONECTAINFO. “Esse torneio serviu para mostrar que é importante ter um cuidado constante com a saúde, praticando atividades físicas, mantendo hábitos alimentares saudáveis e também desconstruir preconceitos e conscientizar a população da importância da realização dos exames preventivos”, disse Maurício Vieira. 

De acordo com a coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro, o Novembro Azul, surge exatamente com o objetivo de discutir a saúde integral do homem. “Nosso principal objetivo é chamar a atenção da população masculina para prevenção dessas e outras doenças e agravos que acometem a saúde deles.

Mobilizamos unidades estaduais e municipais para trabalhar a temática durante todo o ano, pois precisamos conscientizá-los a buscar esses serviços de saúde”, afirmou.  

Novembro Azul

O Novembro Azul, surge como uma campanha que tem como objetivo discutir a questão do câncer de próstata, de pênis e atualmente também a questão do câncer de boca, na perspectiva da prevenção e principalmente da saúde integral do homem. Entre outras ações propostas para o período, estão a realização de cirurgias urológicas em várias cidades do Maranhão, através da rede estadual de saúde pelo Programa Mais Cirurgias.