Governo abre novo ponto de vacinação contra a Covid-19 em parceria com o SESI

O Governo do Estado abriu, nesta terça-feira (1º), um novo ponto de vacinação contra a Covid-19 na Grande Ilha. Em parceria com o Serviço Social da Indústria, o serviço funciona na Unidade de Promoção da Saúde SESI Araçagi, das 8h às 17h, e faz parte das ações do poder público estadual para a aplicação de 100 mil doses de vacinas, ao longo desta semana, em onze municípios maranhenses. 

O serviço na Unidade de Promoção da Saúde SESI Araçagi está disponibilizando a vacinação para pessoas com idade a partir de 49 anos, que sejam moradores ou trabalhadores dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Também no público-alvo estão trabalhadores da construção civil e da indústria. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou o trabalho no novo ponto de vacinação. “Estamos realizando uma força-tarefa que tem o objetivo de auxiliar onze municípios maranhenses na campanha de imunização contra a Covid-19. A nossa meta é, ao longo da semana, aplicar 100 mil doses e, assim, aumentar o número de protegidos contra o vírus, diminuindo a possibilidade de novas contaminações e, consequentemente, de internações hospitalares decorrentes de complicações causadas pela doença”, disse. 

Para a vacinação no SESI Araçagi, devem ser apresentados documento com foto, cartão do SUS e a carteira de vacinação. Os profissionais da construção civil e indústria devem apresentar ainda um documento que comprove vínculo com o trabalho que exercem. 

O superintendente regional do SESI no Maranhão, Diogo Diniz Lima, destacou que a parceria visa contribuir com a imunização. “O Sistema FIEMA, através do SESI, se colocou à disposição da SES para juntos reforçarmos o combate ao coronavírus. O Governo do Estado tem feito um grande trabalho no sentido de mobilizar as prefeituras para a imunização”, destacou. 

Presente no espaço de imunização, o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, reforçou a importância de unir forças em prol da saúde pública do Maranhão. “Qualquer medida de união é salutar. Se não tomarmos medidas como esta, infelizmente muitas outras pessoas ainda sofrerão por causa da doença”, destacou o prefeito.

Aprovação

Mateus Dantas, de 30 anos, acompanhou a mãe Arlete Dantas, enquanto ela recebia a primeira dose contra o coronavírus. “Achei uma ideia muito boa, pois é de fácil acesso e também muito ampla. O sentimento agora é de conforto e tranquilidade, porque ela era a única da família que ainda não havia vacinado”, compartilhou.

“Muita alegria e satisfação, e não só pela minha saúde, mas pelas vidas do Maranhão. Eu fico contente de poder contribuir para que o meu estado avance contra a pandemia”, complementou Arlete. 

O trabalhador da construção civil, Antônio José Pacheco, disse estar grato pela vacina. “O sentimento é de felicidade. O mundo inteiro está em uma situação muito difícil por conta da pandemia, mas saber que estamos recebendo a vacina é de uma satisfação muito grande para a gente”, contou. 

Além do SESI Araçagi, na Grande Ilha, a SES coordena o drive-thru no estacionamento do Pátio Norte Shopping e o ponto de vacinação no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA/ Cintra).

A ação acontece simultaneamente nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Bacabal, Timon, Santa Inês, Caxias, Codó, Açailândia, Coroatá e Imperatriz.