Governador Flávio Dino assina ordem de serviço para reforma de prédio do Centro Caixeiral
O governador Flávio Dino assinou, nesta quarta-feira (19), a ordem de serviço para revitalização do Centro Caixeiral. A obra integra as ações do programa estadual Nosso Centro. Com a reforma, o prédio vai abrigar os cursos de Direito, Música e Relações Internacionais, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Flávio Dino frisou que a medida valoriza o patrimônio histórico e, ao mesmo tempo, garante investimentos públicos e privados, que vão resultar em empregos agora e no futuro. “Isso, na medida em que esses serviços públicos, essas empresas que estão se instalando no Centro, vão garantir que haja vida no nosso Centro Histórico”, disse o governador.
Flávio Dino acrescentou ainda que “o Centro Caixeral é um prédio muito importante para o Maranhão e nós compramos. Vai ser plenamente recuperado e, após essa recuperação, será destinado à UEMA, que colocará vários cursos e teremos, com isso, a presença de vários estudantes, professores e servidores no Centro da cidade”.
O vice-reitor da UEMA, Walter Canalles, avaliou o significado da iniciativa para o bairro histórico da capital e para a instituição de ensino superior. “Queríamos agradecer ao governador Flávio Dino, pelo repasse desse prédio à UEMA. Um prédio importante para a cidade, para o Maranhão e, agora, para a universidade. Com ele, vem sua adequação, reforma e revitalização. Vemos nesse prédio, a oportunidade de trazer cursos que vão ajudar nessa revitalização do Centro Histórico”, disse.
Presentes à solenidade de assinatura da ordem de serviço também estiveram os secretários de Estado de Governo (Segov), Diego Galdino; e da Cultura (Secma), Anderson Lindoso.
Sobre o imóvel
O imóvel do Centro Caixeiral possui dois pavimentos e localização estratégica dentro da paisagem urbana do Centro Histórico de São Luís. Fica em frente à Praça Benedito Leite, com laterais para as ruas de Nazaré e Dom Francisco (Beco da Sé).
No segundo pavimento estão posicionadas 28 janelas com sacadas, sendo 13 voltadas para a praça. A maior de todas as sacadas está estrategicamente voltada para a esquina da Rua de Nazaré com a Rua da Palma.