Governador em exercício recebe egressos da Escola de Cinema do MA, premiados em Festival de Cinema de Gramado
O governador em exercício Felipe Camarão recebeu uma comitiva do filme Casa de Bonecas, curta-metragem premiado no 51º Festival de Cinema de Gramado na categoria Direção de Arte. O curta contou com o trabalho de profissionais formados pela Escola de Cinema do Maranhão – IEMA e foi gravado no Centro Histórico de São Luís. O encontro com a comitiva ocorreu na tarde desta terça-feira (22), no Palácio dos Leões, sede do Poder Executivo Estadual, no Centro.
“O governador Brandão ao saber dessa agenda ficou muito feliz. É um grande orgulho para o nosso estado, e são jovens talentosíssimos que representaram o Maranhão, a Escola de Cinema, o IEMA, e ganharam o Oscar do cinema brasileiro. Ao receber a notícia [da premiação] é como se a gente tivesse ganhado a Copa do Mundo. Eu participei da criação do IEMA e fico orgulhoso do brilhante trabalho que eles fizeram, e só tenho um pedido: que continuem!”, declarou Felipe Camarão.
A direção de arte do filme Casa de Bonecas é assinada por Felipe Spooka e Jacksciene Guedes, que foi aluna da Escola de Cinema do Maranhão. Ela afirmou que o prêmio é um estímulo para que os jovens não parem de acreditar em seus sonhos. “A Escola de Cinema foi muito importante para ampliar horizontes. A gente achava que precisaria sair do estado e até do país para fazer o que a gente quer. Esse prêmio, que ganhei com o Felipe Spooka, mostra que é possível fazer cinema aqui”, comentou Jacksciene.
Também egresso da Escola de Cinema do Maranhão, o diretor George Pedrosa destacou a importância da instituição nesse caminho. “O IEMA foi algo visionário e que salvou a vida de muitas pessoas no estado. De pessoas que tinham o sonho de produzir não apenas na parte de direção, mas em várias partes, e que não tinham esse incentivo antes. A formação da nossa turma e de outras turmas continua sendo essencial para que novos profissionais sejam formados no Maranhão e façam o cinema que queiram fazer”, disse.
A supervisora da Escola de Cinema do Maranhão – IEMA, Rafaela Gonçalves, falou do orgulho em ver estudantes que passaram pela instituição serem profissionais reconhecidos nacionalmente pela qualidade do trabalho desenvolvido.
“A Escola de Cinema tem essa preocupação muito grande de levar o fazer do cinema aos estudantes, pois o cinema ainda é uma atividade muito elitizada. Então, olhar para o George Pedrosa e para a Jacksiene Guedes recebendo um prêmio em Gramado é de uma alegria imensa. A gente quer continuar esse trabalho e que mais jovens alcancem seus objetivos e sejam vitoriosos na carreira que querem fazer no cinema”, declarou.
A comitiva recebida no Palácio dos Leões também teve a presença de Lutty Barteix, atriz principal do filme, e Josh Baconi, produtor executivo da obra.
Sobre o filme
O curta-metragem maranhense Casa de Bonecas, da produtora Kasarão Filmes, retrata a vivência de muitas pessoas LGBTQIA+ que não possuem suporte de seus lares originais formando, assim, laços de amizade e afeto em outros espaços.
Além do Festival de Gramado, o filme já foi selecionado para mais de 10 festivais de cinema, entre eles o norte-americano Fantasia; Lago Film Fest, na Itália; Rio LGBTQIA+; Goiânia Mostra Curtas, e ganhou cinco prêmios no Curta Taquary.
O filme de terror tem direção do cineasta George Pedrosa, produção executiva de Josh Baconi, produção de Gabriel Marques e Sâmia Oliveira, e a premiada direção de arte de Felipe Spooka e Jacksciene Guedes, com assistência de Neila Albertina, Nebraska Diamond e Rafael Azevedo. No elenco, Luty Barteix como protagonista.
A estreia do filme aconteceu em janeiro de 2023 no Festival Internacional de Rotterdam, um dos maiores festivais de cinema do mundo e um dos cinco maiores festivais da Europa, ao lado de festivais como Cannes, Berlim e Locarno.
Nacionalmente, o filme Casa de Bonecas estreou no Curta Taquary, festival de curtas-metragens nacionais e internacionais, realizado em março deste ano, na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. Em são Luís, também no mês de março, o público maranhense pôde prestigiar o filme, exibido no Palacete Gentil Braga.