Policia

Governador destaca queda de cerca de 30% de crimes violentos intencionais na Grande Ilha

O governador Carlos Brandão divulgou os bons resultados alcançados na redução dos índices de criminalidade no estado. Em postagem publicada em suas redes sociais nesta segunda (4), Brandão destacou a queda de aproximadamente 30% nos crimes cometidos na Grande São Luís.

As estatísticas se referem aos oito primeiros meses de 2023, no comparativo com 2022, e apontam uma diminuição nos crimes de homicídios, latrocínios e roubo seguido de morte, que são categorizados como crimes violentos letais intencionais. Os dados são do boletim periódico da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

Esse progresso é especialmente notável na categoria latrocínio, que registrou uma redução de 55%, quando comparado com o mesmo período de 2022. Os homicídios também diminuíram cerca de 26%. Vale ressaltar que não houve registro de lesão corporal seguido de morte na Grande Ilha neste ano.

O governador Carlos Brandão reiterou o compromisso do governo do Maranhão com a segurança dos maranhenses. “Esses resultados são um apontamento positivo, mas também nos lembram da importância de mantermos o foco na segurança e na prevenção da violência em nosso estado. Estamos comprometidos em tornar o Maranhão um lugar cada vez mais seguro para todos e vamos seguir investindo para avançarmos ainda mais na redução da violência e no combate ao crime”, afirmou o governador. 

Mais avanços na segurança pública maranhense

Além da região da Grande Ilha, todo o estado tem registrado bons índices de segurança, com reconhecimento nacional. De acordo com informações divulgadas neste ano pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o Maranhão subiu sete posições no Ranking de Competitividade 2023, saindo da 14ª posição em 2022 para a 7ª colocação nacional, e o 2º lugar entre os estados do Nordeste. O avanço teve como fator principal melhorias implementadas na segurança pública no último ano.

Os resultados positivos são fruto dos investimentos consistentes realizados pelo governo, bem como da atuação coordenada e integrada das forças policiais do Maranhão, que têm operado 24 horas por dia, com ações contínuas e estratégicas, concentradas na prevenção e repressão ao crime, garantindo um ambiente mais seguro para nosso estado.