Governador Carlos Brandão prestigia edição 2025 do Torneio Sesi de Robótica – Regional Maranhão
Foi aberta no sábado (15) a edição 2025 do Torneio Sesi de Robótica – Regional Maranhão, que acontece até o domingo (16), no Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma, em São Luís. A competição este ano tem a participação de mais de 100 equipes de escolas públicas e privadas, incluindo instituições de ensino maranhense. O governador Carlos Brandão, acompanhado da primeira-dama do Estado, Larissa Brandão, participou da solenidade oficial de abertura do evento.
Também participaram da abertura do Torneio Sesi de Robótica – Regional Maranhão, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edílson Baldez, e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Maranhão, Celso Gonçalo.
Durante a abertura do torneio, o governador Carlos Brandão ressaltou a robótica como uma importante ferramenta de aprendizado para os estudantes da rede estadual pública de ensino.
“A robótica é uma ferramenta de inteligência e aprendizagem. Nos últimos anos os estudantes maranhenses têm se destacado nas competições internacionais, representando o estado em feiras de robótica em países como a Alemanha. Em 2024, o Maranhão sediou o maior evento de robótica do mundo, com diversas premiações para os nossos estudantes. Portanto, apoiar eventos como o Torneio Sesi é a prova de que investir na educação é uma forma de transformar o futuro dos jovens”, afirmou o governador Carlos Brandão.
Edílson Baldez destacou a parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
“O Governo do Maranhão tem sido nosso parceiro em todos os grandes eventos. Este ano, temos participantes de 667 municípios de 10 estados brasileiros para um intercâmbio tecnológico. Com isso nós desenvolvemos a educação do estado, incentivamos as pesquisas científicas, damos oportunidades para os jovens transformarem o futuro do nosso estado”, informou Edílson Baldez.
Torneio Sesi de Robótica
O Torneio Sesi de Robótica é o maior torneio regional de Robótica do Brasil, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), Sistema Fiema, com grande número de parceiros, entre os quais o Sebrae e o Governo do Maranhão.
O evento é aberto ao público em geral, empreendedores, estudantes, escolas, academia, entre outros. No Maranhão, a competição este ano tem a participação de 102 equipes de escolas públicas e privadas de 10 estados e vários municípios do Maranhão, na Modalidade FLL, e 20 equipes na modalidade F1 in Schools. A competição envolve desafios de robótica centrados no tema global Submerged.
A proposta é incentivar soluções para problemas ambientais, como poluição marinha e preservação dos habitats oceânicos. Estão confirmadas para o torneio equipes dos estados do Alagoas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Sergipe e Tocantins.
Ativações especiais
Nesta edição, o estande do Sebrae instalado no Pavilhão do Multicenter Negócios e Eventos será palco de três ativações especiais. As ativações ocorrem em um ambiente lúdico, especialmente pensado para o público participante do evento. A ideia é dinamizar o contato com soluções de empreendedorismo, inovação e tecnologia, mobilizando jovens talentos, adolescentes, crianças, estudantes, professores em um ambiente de grande efervescência tecnológica.
A primeira ativação é a Bolha do Empreendedor, um convite ao Desafio do Protagonismo. A ativação estará disponível no domingo (16), das 10h às 16h.
A segunda ativação no estande do Sebrae é a aplicação do Game do Perfil do Empreendedor, para ajudar o participante a identificar as principais características de seu perfil empreendedor.
No domingo (16), o Game poderá ser acessado nos horários de 9h30 às 10h; 10h30 às 11h; 13h às 13h30/14h às 14h30.
Concluindo a programação de ativações do Sebrae, o torneio conta com a LIS, a Inteligência Artificial do Sebrae. Em um totem específico, a LIS vai interagir com os participantes, tirando dúvidas sobre assuntos ligados ao empreendedorismo.