O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Viagens

GOL retorna ao Suriname e se prepara para retomar Paraguai e Bolívia

O último fim de semana marcou o retorno da GOL Linhas Aéreas ao seu quinto destino internacional, Paramaribo (Suriname), desde que o processo de retomada dos voos para o exterior foi iniciado pela Companhia, em novembro de 2021. O voo direto de número G3 7473, operado com um Boeing 737-800, com capacidade de 176 passageiros, partiu do Aeroporto Internacional de Belém (BEL) na madrugada de domingo (9/01), à 0h05, e aterrissou no Aeroporto Internacional de Paramaribo-Zanderij (PBM), a cerca de 50 km da capital do Suriname, às 2h.

Não faltaram menções para comemorar a volta da GOL a Paramaribo, seja no aeroporto de Belém, seja durante o embarque da tripulação e dos Clientes e mesmo a bordo. Com a presença de Ciro Camargo, gerente de Desenvolvimento Internacional da GOL, a supervisora Comercial da Companhia para a região Norte, Rosângela Alves, proferiu na sala de embarque um speech aos que aguardavam – ansiosos – pela entrada na aeronave: “Sejam muito bem-vindos ao nosso voo de retorno para Paramaribo! Assim como vocês, nós esperamos muito por este momento. Hoje, após mais de um ano longe das belas construções e museus da capital do Suriname, é uma alegria imensa voltar e tê-los conosco. Agradecemos ao aeroporto de Belém pela parceria e por estarmos ainda mais unidos com o objetivo de proporcionar a melhor e mais segura experiência de voo, e também a vocês por fazerem parte de mais um momento marcante da nossa história.”

A bordo, todos os Clientes foram presenteados com o bem-voado, uma versão do tradicional doce bem-casado, cuja cinta da embalagem trazia os dizeres: “De volta a Paramaribo”. A GOL opera a rota Belém-Paramaribo desde 2015, ou seja, são 7 anos de conexão entre Brasil e Suriname pela Companhia – operações que foram suspensas apenas durante a pandemia, em março de 2020, assim como os demais voos internacionais da GOL.

A partir de agora, os Clientes têm à disposição um voo semanal direto de ida e volta para o país vizinho, na América Latina, sempre aos domingos. O voo G3 7473 sai de Belém à 0h05 e pousa em Paramaribo às 2h da manhã (horário local). Já no retorno à capital paraense, o G3 7472 decola às 3h15 da manhã, com aterrissagem no Brasil às 5h. O trajeto oferecido pela Companhia é de grande relevância para toda a região Norte, a partir de Belém: é intenso o fluxo entre essa região e o Suriname, que é fronteiriço com os estados do Pará e Amapá.

“Nesse processo de retomada gradativa e consciente de suas operações internacionais, a GOL já retornou ao Uruguai, México, República Dominicana e Argentina. Estamos extremamente contentes em voltar a proporcionar aos Clientes de Belém e todo o Pará uma viagem cômoda, rápida e segura para o Suriname, país reconhecido por sua cultura, arquitetura e natureza”, afirma Luiz Teixeira, o Tex, gerente Comercial para Mercados Internacionais da GOL.

O equilíbrio entre capacidade e demanda norteia a retomada internacional da GOL, levando em consideração, sobretudo, o notável avanço da vacinação no Brasil e no mundo. A Companhia se apoia nos mais rígidos protocolos de Segurança para a contenção do contágio pelo coronavírus a bordo e nos aeroportos onde mantém suas bases. São medidas para preservar a saúde e o bem-estar de todos os Clientes, Colaboradores e parceiros.

Próximos destinos internacionais: Assunção e Santa Cruz de La Sierra

Em abril e maio deste ano, outros dois destinos na América Latina estão disponíveis aos Clientes da GOL. A partir de 9/04, a Companhia voltará a voar para Assunção (ASU), capital do Paraguai, e no dia 5/05, para Santa Cruz de La Sierra (VVI), na Bolívia.

Para o aeroporto internacional de Assunção-Luque são 3 voos semanais diretos com saídas do aeroporto internacional de Guarulhos: às terças, quintas e sábados. A partir do dia 29/05, a malha aérea passa a ter mais um voo na segunda-feira para a mesma cidade, totalizando 4 decolagens semanais entre o Brasil e o Paraguai. A volta da capital paraguaia para São Paulo-Guarulhos acontece nos mesmos dias.

Já para Santa Cruz de La Sierra (Aeroporto Internacional Viru Viru), a Companhia disponibilizou 5 voos semanais também diretos, saindo de Guarulhos às segundas, quartas, quintas, sextas e domingos. O regresso a São Paulo acontece nos mesmos dias. A partir do dia 4/06, os Clientes poderão voar todos os dias da semana para a Bolívia.

Ambas as rotas mencionadas são operadas com o jato Boeing 737 800 da GOL, que, em configuração internacional, tem capacidade para 176 passageiros.

GOL Premium Economy

Os Clientes que procuram mais conforto, mais milhas e mais bagagens podem optar por voar na classe GOL Premium Economy, premiada em 2020 pelo Traveller´s Choice da Trip Advisor como melhor premium economy da América Latina, que oferece diversas vantagens exclusivas: assento do meio livre, proporcionando mais conforto e privacidade; maior acúmulo de milhas no programa Smiles, para o Cliente viajar mais; bagagens gratuitas e prioritárias, com direito a levar gratuitamente duas malas de até 23 kg cada; compartimento exclusivo para bagagens de mão; e prioridade no check-in e no embarque – mais comodidade e conforto em todos os momentos da viagem.

A classe Premium Economy pode ser adquirida durante o processo de compra da passagem pelo site, aplicativo, site mobile, lojas, quiosques VoeGOL, central de vendas, agências de viagem ou ainda durante o check-in, em caso de disponibilidade.

Os bilhetes para Paramaribo, Assunção e Santa Cruz de La Sierra estão disponíveis e podem ser adquiridos no site e no aplicativo da Companhia, nas lojas GOL nos aeroportos, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem.

Confira, abaixo, os horários (locais) e frequências dos voos da GOL para os três países:

A tripulação que operou o voo de retorno da GOL a Paramaribo, no domingo (9/01), junto a executivo e equipe da GOL no aeroporto de Belém

A cor símbolo da GOL e a bandeira do Suriname, juntas, para celebrar a volta da Companhia ao país vizinho, a partir de Belém

Representantes da GOL no voo de retorno a Paramaribo: a partir da esq., Ciro Camargo, gerente de Desenvolvimento Internacional, Rosângela Alves, supervisora Comercial para a região Norte, e Eduardo Muller Fonseca Ferreira, gerente da base de Belém

A GOL LINHAS AÉREAS

A GOL Linhas Aéreas é a maior Companhia aérea do Brasil e líder no segmento corporativo e de lazer. Em 20 anos de história, democratizou o transporte aéreo no país e se tornou a maior empresa de baixo custo do setor, com a melhor tarifa da América Latina. A Companhia mantém alianças estratégicas com a Air France e KLM, além de disponibilizar aos Clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de Ser a Primeira para Todos, a GOL tem investido continuamente em produtos, serviços e atendimento para oferecer a melhor experiência de viagem aos seus passageiros. É a primeira empresa aérea da América Latina a oferecer aos seus Clientes a possibilidade de compensação voluntária da emissão de carbono de seus voos, entre outras iniciativas de ESG. A GOL prioriza a comodidade e o bem-estar, liderando em conforto com a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; conectividade e entretenimento, oferecendo a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo grátis; o melhor programa de fidelidade do mercado – SMILES, recentemente incorporada à GOL – e um atendimento ao Cliente reconhecido e premiado por diversas organizações, como ANAC, Reclame Aqui e Fórum Brasileiro de Relacionamento com o Cliente. No segmento de transporte e logística de cargas, a GOLLOG possibilita a captação, distribuição e entrega de encomendas para diversas regiões do País e exterior. Internamente, a GOL tem uma equipe de 15 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da Companhia. Atualmente, a frota da GOL consiste em 129 aeronaves Boeing 737, sendo 91 do modelo 737-800, 23 do tipo 737-700 e 15 aeronaves MAX.