Gestores municipais de saúde avaliam positivamente encontro promovido pelo Governo

“Temos desafios a enfrentar, principalmente pelo ano atípico que foi o de 2020. O esforço conjunto é necessário para a garantia de melhor qualidade de vida à população”, foi o que enfatizou o secretário municipal de saúde de Carutapera, Luís Ponzi, ao destacar a importância do Encontro de Gestores da Saúde. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o evento buscou integrar a gestão do estado e do município no intuito de promover melhorias na assistência à saúde da população.

Com o tema “Desafios dos Municípios no Enfrentamento das Consequências da Pandemia”, o evento teve o objetivo de reforçar o diálogo com os 217 municípios maranhenses. Para evitar aglomerações, o encontro foi realizado em quatro dias, com a participação de representantes de cerca de 50 municípios por dia de evento.

“Estamos para iniciar o maior plano de vacinação da história do Maranhão, reforçando nosso compromisso com os maranhenses e garantindo o acesso à vacina. Portanto, dialogar e ouvir todos os 217 gestores foi pontual para estarmos alinhados por um objetivo maior: salvar vidas!”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Nos quatro dias de evento, a programação do encontro incluiu debates sobre o programa Previne Brasil e o novo financiamento da Atenção Básica; os recursos e indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde; o perfil das vigilâncias nos municípios; os Sistemas de Informação em Saúde e Recursos associados à gestão da informação; a Assistência Farmacêutica no SUS; os indicadores, estrutura hospitalar estadual, rede de serviços, acesso, regulação e transporte; entre outros.

Avaliação

Em sua primeira experiência à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Turiaçu, a gestora Mônica Valério enfatizou que o Encontro promovido pela SES é sinônimo de segurança para melhor servir. “Pelo fato de trabalharmos de forma direta com o Estado, o evento contribuirá para um trabalho mais centralizado. Saber que o governo irá caminhar lado a lado com a gestão municipal é de grande importância, principalmente quanto ao trabalho que iremos exercer nestes 4 anos”, destacou.

Enfermeira há mais de 10 anos, Iolanda Marques disse que usará da sua experiência profissional para executar o Plano de Vacinação no município de Pedro do Rosário. “O benefício para a população com certeza é uma saúde de qualidade. Com a chegada da vacina iremos priorizar todos os grupos preconizados, em especial os profissionais de saúde e os idosos portadores de doenças crônicas. Assim, faremos um governo muito melhor para todos”, ressaltou.